plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader solicita verba para Parauapebas

Esgoto a céu aberto, ingestão de água não tratada e acúmulo de lixo nas ruas e em igarapés. Esta é a triste realidade de um dos municípios mais ricos do Pará, Parauapebas, cujo produto interno bruto (PIB) já ultrapassou o de Belém. Apesar de toda a riquez

Esgoto a céu aberto, ingestão de água não tratada e acúmulo de lixo nas ruas e em igarapés. Esta é a triste realidade de um dos municípios mais ricos do Pará, Parauapebas, cujo produto interno bruto (PIB) já ultrapassou o de Belém. Apesar de toda a riqueza gerada pela extração mineral local, Parauapebas apresenta contrastes típicos de um apartheid social, com a população mais rica contando com serviços de água tratada, esgotamento sanitário e coleta de lixo, enquanto a periferia mergulha na imundície e nas doenças geradas pela falta de saneamento básico.

Para ajudar a cidade a acabar com essa divisão social e ampliar direitos iguais a todos, o senador Jader Barbalho (PMDB) se empenha em ajudar a Prefeitura a obter financiamento externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a execução do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Jader encaminhou ofício aos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, solicitando para a Carta Consulta referente ao processo de Parauapebas entrar na pauta da próxima reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

A liberação de financiamento externo depende de autorização da Comissão, órgão colegiado integrante da estrutura organizacional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “Conheço pessoalmente a realidade de Parauapebas, que sofre com o crescimento populacional desordenado, devido aos projetos de exploração mineral que atraem milhares de pessoas todos os anos em busca de novas oportunidades. Este é um projeto que recebe todo meu apoio e solidariedade”. Jader explicou que, assim como outros municípios que recebem grandes projetos nacionais, em Parauapebas, as ocupações ocorrem sem planejamento. “Inclusive várias famílias estão instaladas em palafitas, em cima de canais e córregos, sem condições sanitárias e que, por isso, acabam lançando seus dejetos nas águas, contaminando-as e piorando toda essa cadeia que envolve a questão do saneamento básico. E quem mais sofre são as crianças”, seguiu.

Segundo o senador, a Prefeitura de Parauapebas já recebeu o aval da Secretaria do Tesouro Nacional para obter o financiamento. A secretaria informou ao gabinete do senador que Parauapebas foi reclassificada com a letra “A” em relação à capacidade de endividamento, o que significa que a arrecadação é suficiente para a obter o empréstimo.

O valor total do projeto será de oitenta e sete milhões e quinhentos mil dólares, sendo 20% de contrapartida da Prefeitura e 80% de financiamento do BID.O senador também ressaltou, no documento encaminhado aos ministros que semelhante autorização de financiamento externo junto ao BID foi liberada para o município de Joinville, em Santa Catarina, no valor de 70 milhões de dólares, para revitalização ambiental e urbana da cidade.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias