plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

É hora de encarar o bicho-papão da Matemática

Enfrentadas já as 5 horas e 30 minutos de prova no último domingo, os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se preparam para encarar o segundo dia de provas, no próximo dia 12. Agora, eles quando terão de comprovar conhecimentos em

Enfrentadas já as 5 horas e 30 minutos de prova no último domingo, os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se preparam para encarar o segundo dia de provas, no próximo dia 12. Agora, eles quando terão de comprovar conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza. Com uma hora a menos – o exame terá duração de 4 horas e 30 minutos – o desafio será administrar bem o tempo.

Ocupando, sozinha, uma das grandes áreas do conhecimento que subdividem a prova do Enem, a matemática costuma ter um peso grande na nota final do exame. Exatamente por isso, a matéria exige não apenas atenção dos candidatos, como também uma boa estratégia de resolução das questões. “O que pode atrapalhar o aluno é ele não administrar bem o seu tempo”, aponta o professor de matemática do Equipe, Jacob Brito. “A orientação é que, ao começar a prova de matemática, ele tenha um olhar clínico da prova e ataque aquelas questões que, aparentemente, para o aluno, sejam as mais fáceis.”

ACERTOS

A estratégia é apontada pelo professor justamente porque, diferente do que se imagina, são as questões mais simples e de média complexidade que normalmente fazem a diferença na nota do exame. O professor explica que o sistema de correção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não é quantitativo, ou seja, não considera simplesmente o aluno que acertou mais questões. O que é considerado são os fatores qualitativos. “Então, não adianta querer fazer as questões difíceis achando que vai ter uma nota diferenciada. É preciso, primeiramente, garantir as fáceis e as médias”, aponta Jacob. A identificação das questões que aparentam ser mais fáceis dependerá da intuição do candidato. A prova não traz a identificação do grau de complexidade das questões

Tal condição só é percebida após a correção nacional, quando as questões fáceis e medianas serão determinadas a partir do número de acertos entre todos os candidatos. As questões mais difíceis também são importantes, mas o ideal é deixá-las para por último, para não correr o risco de acabar ‘chutando’ uma questão fácil.

Resolva as questões mais fáceis primeiro

No que diz respeito à matemática, o professor Jacob Brito destaca que a prova do Enem é sustentada, basicamente, por sete frentes de trabalho: a parte de estatística, geometria plana, geometria espacial, proporcionalidade, funções, probabilidade e a área de aritmética, que costuma gerir toda a prova. Na aritmética, estão incluídas as partes de frações, regras de três, sistema métrico decimal e sistemas de numeração. “Vamos supor que caia uma questão de probabilidade. Ela geralmente exige que o aluno raciocine muito. Já questões como, por exemplo, de sistema métrico decimal – que é para transformar de centímetros para milímetro, litro para centilitro - geralmente são mais fáceis. Então, se vier alguma questão dessas, é bom ela ser resolvida logo”.

O professor dá, ainda, outra dica. Além de elencar as questões de mais fácil resolução na prova de matemática, o candidato também pode fazer isso entre as disciplinas. Se, em determinado momento, a prova de matemática começar a ficar difícil, nada impede que o candidato passe para as demais provas e volte para a matemática depois. “O aluno não precisa fazer uma prova inteira para só depois passar para a outra. Lembrando que o Enem é uma prova de resistência, então,quando saturar em uma disciplina, passa paraa outra e depois volta”.

ESTRATÉGIA

De olho em uma vaga para o curso de direito, o estudante Heitor Guimarães, 17 anos, pretende adotar exatamente essa estratégia no segundo dia de provas do Enem. Ele acredita que a segunda prova será mais tranquila, já que não terá mais redação a fazer. “Eu pretendo começar pela prova de biologia, que eu considero mais simples, e depois ir passando para as mais complicadas”, explica. “Estou com mais segurança paraesta segunda prova.”

Disciplina

Ssegunda prova

- O segundo dia de provas do Enem, neste domingo (12), inclui as áreas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Em natureza são abordadas as disciplinas de Química, Física e Biologia. O tempo de duração da prova é de 4 horas e 30 minutos.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias