plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Está endividado? Veja como renegociar no feirão 'Limpa Nome'

A partir desta segunda-feira (06) até dia 30 de novembro, muitas empresas estão abertas para negociar as dívidas online pelo Serasa, mas antes de ir para esta etapa é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.  Afinal,

A partir desta segunda-feira (06) até dia 30 de novembro, muitas empresas estão abertas para negociar as dívidas online pelo Serasa, mas antes de ir para esta etapa é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

Afinal, apenas com um mudança comportamental é possível sair dessa situação de forma definitiva. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, orienta os seguintes passos:

1- Colocar na ponta do lápis todas as dívidas que possuir;

2- Destacar as de produtos e serviços essenciais – como energia elétrica, água e moradia – e as de maior incidência de juros – como cheque especial e cartão de crédito. Esses pagamentos devem ser prioridade;

3- Fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, saber exatamente quais são seus ganhos e gastos mensais;

4- Com os números em mãos, elimine despesas supérfluas ou desnecessárias;

5- Vá para a negociação apenas quando souber o quanto terá disponível mensalmente para pagar;

6- Se tiver reservas financeiras para quitar as dívidas, negocie para obter bons descontos. Se não conseguir, poupe mensalmente e também as rendas extras, como o 13º salário, para voltar a negociar em um futuro próximo.

COMO EVITAR NOVOS GASTOS?

Além disso, Reinaldo complementa, explicando que o consumo consciente é a chave para a diminuição do endividamento e, consequentemente, da inadimplência. “As pessoas precisam parar e se fazer algumas perguntas, antes de sair abrindo a carteira. Isso faz parte de ser educado financeiramente”, orienta.

Veja perguntas que o consumidor deve se fazer antes de qualquer compra:

- Eu realmente preciso desse produto?

- O que ele vai trazer de benefício para a minha vida?

- Se eu não comprar isso hoje, o que acontecerá?

- Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como carência ou baixa autoestima?

- Estou comprando por mim ou influenciado por outra pessoa ou por propaganda sedutora?

Se mesmo diante deste questionamento, a pessoa concluir que realmente precisa comprar o produto, seria prudente fazer mais algumas perguntas como:

- De quanto eu disponho efetivamente para gastar?

- Tenho o dinheiro para comprar à vista?

- Precisarei comprar a prazo e pagar juros?

- Tenho o valor referente a uma parcela, mas o terei daqui a três, seis ou doze meses?

- Preciso do modelo mais sofisticado, ou um básico, mais em conta, atenderia perfeitamente à minha necessidade?

O FEIRÃO

Os consumidores poderão renegociar suas dívidas pelo computador, tablet ou celular diretamente com as empresas participantes, de segmentos como bancos, telefonia, lojas, entre outros. Saiba mais sobre o Feirão clicando aqui.

Para se ter uma ideia, a Tricard, de cartões de crédito, por exemplo, oferece desconto de até 95% parcelado. Na Vivo, o desconto chega a 60% à vista.

Para participar, é preciso acessar o site do feirão e se cadastrar. Depois, o consumidor será direcionado para uma página em que estarão listadas as suas dívidas na base de dados da Serasa que podem ser negociadas com as empresas.

Também serão informados os canais de atendimento -telefones, e-mail ou chat- disponibilizados por cada credor. Algumas empresas terão ofertas preestabelecidas, com simulações e boleto bancário para quitação da dívida. De acordo com a Serasa, 320 mil consumidores limparam o nome na última edição do feirão.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias