plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

354 mil paraenses começam caminhada rumo à universidade

A partir de hoje, 354 mil pessoas, apenas no Pará iniciarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova do exame é realizada na tarde de hoje em todo o Brasil. No Estado, os portões abrem às 11h e o certame inicia ao meio-dia, dev

A partir de hoje, 354 mil pessoas, apenas no Pará iniciarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira prova do exame é realizada na tarde de hoje em todo o Brasil. No Estado, os portões abrem às 11h e o certame inicia ao meio-dia, devido ao horário de verão. Para não correr o risco de prejudicar a chance que pode garantir o acesso à maior parte das universidades do país, é preciso ter atenção e, acima de tudo, tranquilidade.

APOIO

Pós-doutora em psicologia da educação, a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Ivany Pinto reconhece que, diante de um processo tão importante, não há como eliminar totalmente a ansiedade e a expectativa pela prova. Porém, mesmo assim, é necessário manter a calma. “O jovem tem de ter a clareza de que estudou e de que fez o possível ao longo do ano”, orienta. “E se ele não estudou tão bem como poderia, ele também deve ter essa clareza e buscar dar o seu melhor na hora da prova”, orienta.

Ela reforça a importância do apoio familiar. O dia da prova não é o momento de fazer cobranças que possam vir a estressar o candidato, e sim de ajudá-lo na organização dos itens que ele não pode deixar de levar para a prova. “É preciso saber que esta prova decide o seu projeto de vida, mas que há outras oportunidades. Não é o fim último da sua vida”, garante. Para orientar os candidatos, o DIÁRIO destaca os itens apontados pelo próprio Inep como obrigatórios e os que não são permitidos na hora da prova, além de outras orientações aos candidatos.

Inep recorre da decisão sobre direitos humanos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), ingressou com recurso no Supremo Tribunal Federal contra a decisão judicial que anulou um dos critérios de correção da redação do Enem 2017, que tratava da eliminação de candidatos que usassem termos contrários aos direitos humanos no texto da prova.

O pedido de suspensão de acórdão apresentado pelo Inep deve ser apreciado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que está no plantão judicial da Corte Suprema.

No pedido, o Inep cita a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pactos internacionais dos quais o Brasil é signatário. E argumenta que “a educação está indissociavelmente associada aos direitos humanos, assunto que deve ser objeto de avaliação na prova como um todo, e não apenas em determinada competência.

A decisão que suspendeu a norma do edital do Enem, no último dia 26, foi do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e atendeu a um pedido da Associação Escola Sem Partido, que alega que a regra era contrária à liberdade de expressão. O Inep só foi notificado da decisão judicial na quarta-feira (1º), mais ainda aguardava o inteiro teor do acórdão. (Agência Brasil)

FIQUE ATENTO!

- Local de Prova

Acesse e imprima o seu cartão de confirmação no site: www.inep.gov.br.

- Saia cedo de casa

É muito importante chegar com antecedência ao local, por isso fique atento ao tempo que levará no trajeto para evitar sustos no dia da prova.

- Atenção ao horário!

Os portões serão abertos às 11h, no horário de Belém, e fecham às 12h, devido ao horário de Brasília. A prova inicia às 12h30.

- Documentos de identificação

*Só serão aceitos documento de identificação original, oficial e com foto. Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto porque não serão aceitos.

*Caso o candidato tenha perdido ou tenha o documento roubado, precisará apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

*A lista dos documentos válidos pode ser consultada no site do Inep (enem.inep.gov.br).

-Itens obrigatórios

*Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente

*Documento oficial de identificação original com foto

- Itens proibidos

*Lápis; chaves; livros; manuais; borracha; anotações; boné (chapéu, viseira, gorro ou similares); fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; impressos; lapiseira; óculos escuros; caneta de material não transparente; dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

- Duração da prova

5 horas e 30 minutos é o tempo total que o candidato terá para realizar a primeira prova do Enem, aplicada neste domingo (5).

(Cintia Magnoi/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias