plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prova de Linguagens exige atenção aos enunciados das questões

Já no próximo domingo, 5 de novembro, cerca de 6,7 milhões de estudantes do Brasil darão início ao processo para o qual vêm se preparando ao longo de todo o ano. A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a que possui maior tempo de duraç

Já no próximo domingo, 5 de novembro, cerca de 6,7 milhões de estudantes do Brasil darão início ao processo para o qual vêm se preparando ao longo de todo o ano. A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a que possui maior tempo de duração, e também causa de temor para muitos estudantes. Uma das áreas de conhecimento exigidas será a de Linguagens, Códigos e suas Teconologias.

Para o professor do Colégio Equipe, Anderson Luiz, a prova de literatura é considerada uma das mais difíceis, porque exige uma boa capacidade de mobilizar e relacionar não apenas as informações que estão no texto, mas também o conteúdo que o aluno estudou ao longo do ano e a sua cultura geral.

Anderson destaca que o candidato deve dar atenção especial ao enunciado para identificar com precisão o que a questão está pedindo. “No Enem, todas as alternativas podem estar corretas em relação ao texto base, o que vai diferenciar a opção correta é o que o enunciado está pedindo. É preciso encontrar a alternativa que se adeque ao que o mesmo pede”, explica. Com relação aos assuntos que costumam ser mais abordados nas provas, Anderson informa que, de 2009 até 2016, os autores mais cobrados foram, nesta ordem, Machado de Assis, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade. “É importante lembrar que as marcas de Machado de Assis são o texto sempre com ambiguidade, ironia, concisão e a crítica social”, lembra.

Já o outro tema recorrente é o Modernismo, que é marcado por três gerações. A primeira geração é formada por autores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Nesta fase, a ideia principal dos autores é recontar a história do Brasil de forma debochada e engraçada, mas com fundo de verdade. A segunda fase do modernismo dá continuidade aos avanços da primeira – o verso livre, o poema-piada, o falar do cotidiano, a valorização dos marginais e a cultura popular – porém, de maneira mais densa. É a fase marcada por Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

Anderson Luiz: aluno deve relacionar informações do texto e conteúdo aprendido. (Foto: Marco Santos/Diário do Pará)

No que se refere à prosa, há a marca do regionalismo, marcado por autores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz no Nordeste, Érico Veríssimo no Rio Grande do Sul e Dalcídio Jurandir no Norte do país. Já a terceira geração é marcada pela poesia social de João Cabral de Melo Neto e Ferreira Goulart, em que os autores voltam a rimar e metrificar. Na prosa, os dois grandes ícones são Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

LÍNGUA PORTUGUESA

Outra componente curricular que integra a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é a língua portuguesa. Professor da disciplina no colégio Equipe, Walker Moreira destaca que a área de linguagens é a que mais oferece orientação e comando aos candidatos, portanto, exige muita atenção. “Tem que ler definindo que tipo de texto está lendo, olhando a referência desse texto, onde ele foi publicado e quem escreveu”, enumera o professor. Dentre os temas mais recorrentes nas provas de língua portuguesa no Enem, Walker destaca dois assuntos: gêneros textuais e variabilidade.

Machado de Assis é o autor mais cobrado na prova de Linguagens. (Foto: reprodução)

TROCA DE CONVERSAS E USO DE LÁPIS PODEM LEVAR À ELIMINAÇÃO

A maioria dos candidatos que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já sabe que não pode fazer qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas durante o exame. Essa é uma das ações que pode levar à eliminação do candidato, mas outras atitudes também podem provocar a exclusão do participante. A eliminação pode ocorrer, por exemplo, se o candidato começar a prova antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h. Também não é permitido deixar o local da prova em definitivo antes de completar duas horas depois do início das provas. De acordo com o edital, a eliminação do participante poderá ainda ocorrer durante a realização das provas, caso ele utilize lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

O uso de dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens também estão proibidos e resultam na exclusão do participante.

PROVA DE DOMINGO

No primeiro dia de realização do exame, 5 de novembro, serão realizadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A área de Linguagens aglutina as disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova tem duração de5 horas e 30 minutos.
Fonte: Inep – Edital Enem.

(Cintia Magno/Diário do Pará com Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias