plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

540 mil podem ficar sem votar por falta de biometrica

Mais de meio milhão de eleitores belenenses ainda não fizeram seu recadastramento biométrico eleitoral. Em uma tentativa de aumentar a procura, o Tribunal Eleitoral Regional (TRE) liberou mais 2 postos de atendimento para funcionar sem a necessidade do ag

Mais de meio milhão de eleitores belenenses ainda não fizeram seu recadastramento biométrico eleitoral. Em uma tentativa de aumentar a procura, o Tribunal Eleitoral Regional (TRE) liberou mais 2 postos de atendimento para funcionar sem a necessidade do agendamento virtual. Antes, o posto da Companhia das Docas era o único a atender por ordem de chegada. Agora, os que ficam na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na travessa Pirajá, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, tambémfuncionam dessa forma.

Segundo o secretário de tecnologia e informação do TRE, Felipe Brito, apenas 47,8% dos eleitores da capital foram recadastrados até o momento, restando ainda outros 540 mil cidadãos que não estão em dia com suas obrigações eleitorais. O tribunal tem até março de 2018 para finalizar o cadastro. Brito explica que a estrutura atual que o TRE disponibiliza para o serviço é capaz de realizar 6 mil atendimentos por dia.

“Estamos fazendo menos de 3 mil atendimentos por dia, nos nove postos fixos e três itinerantes que temos funcionando. Nossa estrutura está ociosa”, relata. Ele convida os eleitores que ainda não estão regularizados a comparecerem a um dos postos o quanto antes, seja por ordem de chegada ou agendando o atendimento pelo portal www.tre-pa.jus.br. “Não tem fila, não tem estresse, é realmente muito cômodo e a população deveria aproveitar”, ressalta.

AGENDAMENTO

Brito esclarece ainda que, apesar de muitos verem dificuldades em fazer o agendamento virtual, o serviço é simples e pode ser feito pelo próprio celular. “O site está preparado para ser acessado pelo aparelho móvel e é tudo muito simples. Disponibilizamos cerca de 4 mil vagas para agendamento todos os dias”, informa.

Com a ajuda do recadastramento biométrico, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi capaz de identificar quase 2 mil títulos de eleitores duplicados no Brasil e mais de 23 mil envolvidos em pluralidade. Desses números, 59 duplicados e 764 com pluralidade são do Pará. Para Brito, a identificação dessas fraudes é algo positivo, pois agora a Justiça tem o poder de detectar esses problemas e revertê-los. “Isso mostra que a revisão vem não apenas para dar maior segurança às eleições, mas também para ajudar no combate de quem está desviando dinheiro público”, comenta o secretário.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará com Redação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias