plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Servidores públicos de Belém fazem protesto contra Zenaldo

Servidores municipais de Belém realizaram um ato na avenida Nazaré durante a manhã de ontem em protesto contra o decreto de contenção de gastos emitido pelo prefeito, Zenaldo Coutinho, no último dia 4. A manifestação, que começou às 9h em frente à sede d

Servidores municipais de Belém realizaram um ato na avenida Nazaré durante a manhã de ontem em protesto contra o decreto de contenção de gastos emitido pelo prefeito, Zenaldo Coutinho, no último dia 4.

A manifestação, que começou às 9h em frente à sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e seguiu pela via até a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), foi organizada pelo fórum de entidades sindicais municipais, associação que integra diversas categorias de servidores públicos do município, como professores, guardas municipais, agentes de saúde, etc.

As reivindicações eram pela revogação imediata do decreto que, segundo Joseane Quemel, funcionária da Fundação de Papa João XXIII de Assistência Social, traz prejuízos tanto para os servidores quanto para a população. “Ele retirou o tempo integral dos servidores e reduziu o horário de expediente para até as 14h”, explica a funcionária. “Além de prejudicar a remuneração do trabalhador, ele priva a população a ter acesso aos serviços públicos na parte da tarde. E quem não tem tempo de manhã, como fica?”, critica.

PROBLEMAS

Jackson Pantoja, presidente da Associação dos Servidores do Instituto de Previdência de Belém (Assipreb), lista ainda outros cortes trazidos pelo decreto. “Ele também cortou o pagamento do terço de férias para os funcionários que já tinham férias marcadas para esse ano. Vão receber só ano que vem”. Expõe o servidor, indignado. “Isso é um desrespeito com o trabalhador público. Ele alega que é para contenção de gastos, mas ele recebeu a verba federal, por que não repassa? Onde estão esses dados?”, questiona ainda.

No fim da manhã, um grupo de quatro representantes do Fórum foi recebido pela chefe de gabinete do prefeito, no prédio da Codem, onde foi marcada uma audiência com o gestor para o próximo dia 6 de novembro.

As entidades se reunirão hoje, às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Pará (Sindsaude-PA), para debater os novos rumos do movimento.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias