plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Congresso acata propostas de Elcione que priorizam municípios mineradores

A comissão do Congresso Nacional responsável por definir a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), os chamados royalties da mineração, acatou quatro propostas sugeridas pela deputada federal e vice-presidente do colegiado, Elci

A comissão do Congresso Nacional responsável por definir a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), os chamados royalties da mineração, acatou quatro propostas sugeridas pela deputada federal e vice-presidente do colegiado, Elcione Barbalho. O relatório final foi aprovado na última quarta-feira (25) e agora segue para votação na Câmara dos Deputados e no Senado, em sessões diferentes. Depois disso, o texto se tornará lei e substituirá a redação da MP 789.

A principal sugestão da deputada federal diz respeito à distribuição do montante recolhido para os municípios produtores de minério, que passarão a receber 60% dos royalties. A porcentagem anterior era de 45%. Outros 20% serão destinados aos Estados onde ocorrer a produção; 10% para os municípios não produtores e afetados pela atividade de mineração; 7% para a entidade reguladora do setor; 1% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; 1,8% para o Centro de Tecnologia Mineral; e 0,2% para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

“O minério é uma riqueza nacional, mas defendo que os Estados e municípios produtores desse segmento sejam compensados financeiramente por toda a exploração sofrida em seus territórios. É uma questão, acima de tudo, de equilíbrio. A definição dessas novas porcentagens vai trazer muitos benefícios para o nosso Estado e, sobretudo, para os municípios”, explica Elcione Barbalho.

Atualmente, o Pará disputa com Minas Gerais a liderança nacional no setor de mineração. Segundo o Anuário Mineral do Pará mais recente, a produção do Estado foi de aproximadamente R$ 26 bilhões, liderada pelo ferro. Além disso, a produção paraense também se destaca com o minério de bauxita, manganês, cobre e ouro, entre outros.

Elcione explica que os royalties deverão ser usados na implantação de ações socioambientais dos municípios, com iniciativas que priorizem áreas essenciais, como educação, saúde e geração de emprego e renda.

“A cada ano, por exemplo, o Pará aumenta o número de exportação de minérios. No entanto, esse crescimento não é refletido na arrecadação dos municípios e do Estado. A distribuição da renda mineral de forma mais justa é imprescindível para que a mineração seja um motor de crescimento econômico e também um agregador social”, acrescentou a deputada.

Outras medidas

- As demais propostas da deputada, que foram aprovadas pela comissão, definem que não será cobrada a CFEM nas operações realizadas na mesma empresa ou entre empresas coligadas ou do mesmo grupo econômico, por não se tratar de comercialização efetiva.

- O texto também fixa a base de cálculo para as remessas de minério para processo de transformação em estabelecimentos terceiros, e estabelece que os rejeitos e estéreis decorrentes da exploração da mineração, que forem vendidos ou consumidos, serão considerados bem mineral para fins de recolhimento de CFEM.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias