plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Pesquisa alerta sobre obsessão com comidas saudáveis

Uma pesquisa apresentada e analisada durante o 21º Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo, diz que ficar mais de 30 minutos na rede social instagram e exposto a imagens de alimentos saudáveis, pode levar a pessoa a desenvolver uma "ortorexia ne

Uma pesquisa apresentada e analisada durante o 21º Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo, diz que ficar mais de 30 minutos na rede social instagram e exposto a imagens de alimentos saudáveis, pode levar a pessoa a desenvolver uma "ortorexia nervosa", a obsessão por comer coisas saudáveis.

A pesquisa foi publicada no jornal científico "Eating and Weight Disorders" e foi conduzida por especialistas de Londres.

O estudo foi realizado com quase 700 mulheres. A maioria foram participantes de 24 anos e com índice de massa corporal de 22,14 (considerado o peso ideal). A médica nutróloga Maria Del Rosário conta que conversar sobre comidas saudáveis é importante, mas fazer isso um excesso pode ser prejudicial:

"Tornar uma obsessão pode prejudicar a saúde física e o comportamento social da pessoa, além de transformar em uma doença. Em consultórios, vemos muitos casos que as pessoas são inspiradas por blogueiras fitness e consideram como ideal o prato "saudável". Isso é preocupante por conta da disseminação de informações sem evidências científicas e que ainda podem gerar prejuízos à saúde de pessoas mais vulneráveis."

Ela ressalta, porém, que uma pessoa vegetariana não é ortorexa porque o distúrbio alimentar não está relacionado à opção nutricional. Na pesquisa, 28% das mulheres eram veganas, 24% onívoras e 12% vegetarianas.

Rosário espera que o estudo inicie uma discussão pertinente sobre o papel das mídias sociais modernas, tanto no início, quanto na progressão dos principais transtornos alimentares, a exemplo da bulimia e da anorexia.

(Com informações do Ne10)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias