plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Jornalista que apurava escândalo de fraudes morre após carro explodir

Uma jornalista que participava das investigações internacionais conhecidas como Panama Papers foi morta em Malta nesta segunda-feira (16) quando uma bomba explodiu seu carro enquanto ela dirigia, afirmou o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat. Daphne

Uma jornalista que participava das investigações internacionais conhecidas como Panama Papers foi morta em Malta nesta segunda-feira (16) quando uma bomba explodiu seu carro enquanto ela dirigia, afirmou o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat.

Daphne Caruana Galizia, 53, estava saindo de sua casa na cidade de Mosta, próximo à capital de Malta, Valletta, quando a bomba explodiu, destruindo o veículo.

A jornalista havia revelado a participação de personalidade políticas de Malta nos Panama Papers -fraudes fiscais trazidas à tona após o vazamento de registros do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca-, como o próprio Muscat e sua mulher, Michelle, seu ministro da Energia e seu chefe de gabinete, que teriam empresas no Panamá. Muscat e sua mulher negaram.

Malta é um país europeu de cerca de 450 mil habitantes.

Muscat disse que sua morte resultou de um "ataque bárbaro" que também representa um ataque à liberdade de expressão. Ele descreveu a jornalista como "uma de minhas críticas mais ferrenhas, em níveis pessoais e políticos" e disse que a violência era "inaceitável".

Caruana Galizia foi apontada pelo site Politico como umas das personalidades que estava "transformando e sacudindo" a Europa.

A jornalista estava sendo processada por difamação devido a vários artigos que escreveu em seu blog "Running Commentary". Ela havia prestado queixa na polícia havia duas semanas dizendo que estava recebendo ameaças.
O líder da oposição, Adrian Delia, afirmou que a morte foi um "assassinato político".

(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias