plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

O fator Weliton Jr.

A um ponto de distância do CRB, o Papão tem hoje à noite uma jornada que vale seis pontos. Caso vença o jogo, se distancia e empurra o adversário para as proximidades da zona de rebaixamento. Além disso, avança rumo à parte central da tabela, podendo term

A um ponto de distância do CRB, o Papão tem hoje à noite uma jornada que vale seis pontos. Caso vença o jogo, se distancia e empurra o adversário para as proximidades da zona de rebaixamento. Além disso, avança rumo à parte central da tabela, podendo terminar a 29ª rodada até em nono lugar, incluso na chamada primeira página da Série B.

Para alcançar esses objetivos, bastará jogar com a mesma disposição demonstrada nos 20 minutos finais do confronto com o Boa Esporte na semana passada. A velocidade nas ações ofensivas e a participação dos atacantes de lado foram fatores determinantes na virada que deixou o Papão em condições de sonhar com posições mais altas na tabela.

O principal artífice daquela reação foi o atacante Weliton Jr., cuja participação nos jogos têm se resumido aos minutos derradeiros. Antes mesmo do jogo contra o Boa, Weliton (escreve-se assim mesmo) já havia mostrado qualidades que o habilitavam a ganhar um lugar fixo na equipe, pois tem facilidade para o drible e costuma partir com a bola dominada em diagonal rumo à área, o que dificulta o trabalho dos marcadores.

Quando conseguiu o pênalti que levou ao empate em Varginha, Weliton já havia tentado outras arrancadas e sempre levava vantagem sobre o lateral adversário. Fez isso também rodadas antes contra o Internacional no Beira-Rio, criando mil dificuldades para o lateral Cláudio Winck. Naquela ocasião, Weliton mostrou outra faceta, a de bom finalizador, subindo para cabecear e fazer o único gol bicolor na partida.

Um dos caminhos para abrir defesas sólidas como as da Série B é o emprego de atacantes habilidosos e rápidos pelos lados da área. Todos os times que têm um jogador com essas características costuma fazer muitos gols. As defesas estão treinadas e habituadas a marcar bolas altas, mas encontram muitos problemas para conter jogadores leves e dribladores.

Weliton tem esses recursos e vem se apresentando em bom nível, embora quase sempre fique em segundo plano, pois Marquinhos Santos não esconde preferir o sistema com um centroavante fixo na área, fazendo o trabalho de pivô e esperando cruzamentos altos.

As convicções do técnico não encontram amparo na realidade fria dos números. Marcão, o centroavante titular, apesar de incansável na movimentação, tem discretíssima participação na artilharia e raramente contribui com assistências que resultam em gol dos companheiros.

De certo modo, Weliton tem um custo-benefício muito mais positivo para o time, pois entra por alguns minutos e ainda assim consegue ser produtivo. É importante observar, porém, que o desempenho na reta final das partidas é facilitado pelo cansaço dos adversários.

Hoje, quando deve entrar como titular ao lado de Bergson e Caion, Weliton ganha a oportunidade de mostrar que pode ser uma opção de ataque e não apenas um trunfo no banco de suplentes.

Tem o desafio também de mostrar que pode render bem mesmo contra marcadores mais recuados, pois o CRB de Mazola – que o conhece bem – dificilmente abrirá mão da vigilância mais forte nas laterais do campo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias