plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Obras na Praça da República ainda não foram concluídas

O prazo inicial para a conclusão das obras encerrou em janeiro passado. Porém, o que se vê na Praça da República são monumentos ainda cercados por tapumes e andaimes. No mês em que a quantidade de turistas em Belém chega a 77 mil – em decorrência do Círio

O prazo inicial para a conclusão das obras encerrou em janeiro passado. Porém, o que se vê na Praça da República são monumentos ainda cercados por tapumes e andaimes. No mês em que a quantidade de turistas em Belém chega a 77 mil – em decorrência do Círio de Nazaré -, o cenário avistado em um dos grandes cartões-postais da cidade está longe de ser o mais atrativo.

Publicação feita pelo site oficial de notícias da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) aponta que a obra orçada em R$4,1 milhões iniciou ainda em março de 2016 e que a previsão para a conclusão de toda a revitalização dos monumentos era de 10 meses. Já com 9 meses de atraso, a praça ainda recebe reparos.

Principal escultura do local e que dá nome à praça, o Monumento da República encontrava-se, na manhã de ontem, cercado por tapume e andaimes, além de estar coberto por uma lona verde. Com 22 metros de altura, o monumento fica na região central da praça. Frequentador da Praça da República, o técnico judiciário Adonai Canez, 38 anos, lamenta que a revitalização do ponto turístico esteja demorando tanto tempo para ser encerrada. Apesar de morar próximo ao local, ele já nem consegue lembrar quando as obras iniciaram. “Já faz muito tempo e nada de elas terminarem. A situação fica ruim porque poderia estar pronta para os turistas que visitam Belém”.

O anfitreato também está cercado por tapumes. (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

MANUTENÇÃO

Além das obras em si, Adonai reclama da própria falta de manutenção no local. Ele conta que, sobretudo às segundas-feiras, a praça fica tomada por lixo. “A limpeza também deixa muito a desejar. Domingo sempre tem uma grande movimentação e fica muita sujeira. Como não limpam, fica a semana toda suja.”

Por conhecer boa parte do Brasil, o professor Mário Fonseca, 56, não tem dúvidas de que a Praça da República é uma das mais bonitas do País. Nascido e criado às proximidades do local, ele afirma não se preocupar tanto com o prazo, caso a reforma seja bem feita. Para ele, o principal será manter o cuidado após o encerramento da obra. “Só espero que depois disso ela seja cuidada, para não deixarem estragar de novo”.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) afirma que a reforma e o restauro estão quase concluídos e que, dos 14 monumentos da praça, apenas o da República recebe os últimos retoques. A Prefeitura diz que a empresa responsável está refazendo pinturas em pontos recém-reformados que foram pichados, além de reposições de material depredado ou furtado. Os demais espaços que continuam com tapumes estão assim até a inauguração, por medida de segurança contra novas depredações, diz a nota.

TAPUMES

Outros três monumentos também estavam cercados por tapumes. Entre eles, o anfiteatro e o Bar do Parque. Apesar das evidências de obras nos monumentos, na manhã de ontem somente foram vistos homens trabalhando na recuperação de parte dos caminhos de concreto que se estendem por entre as áreas de grama da praça.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias