plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Quem não ingere café da manhã acumula mais gordura nas artérias

Na ânsia de emagrecer rapidamente, muitas pessoas recorrem a métodos como pular refeições para tentar diminuir a ingestão de calorias, no entanto, isso pode não ser uma boa ideia. Principalmente se a refeição ignorado for o café da manhã. Segundo estud

Na ânsia de emagrecer rapidamente, muitas pessoas recorrem a métodos como pular refeições para tentar diminuir a ingestão de calorias, no entanto, isso pode não ser uma boa ideia. Principalmente se a refeição ignorado for o café da manhã.

Segundo estudo do Centro Nacional de Investigações Cardiovasculares Carlos III (CNIC), em Madri, na Espanha, realizado em colaboração com o Banco Santander, ingerir no café da manhã apenas um café ou com menos de 5% das calorias diárias (100 calorias em uma dieta de 2 mil recomendadas) pode aumentar os riscos de sofrer aterosclerose, o acúmulo de gordura no interior das artérias.

A aterosclerose, até quando não apresenta sintomas, pode levar a acidente vascular cerebral.

Estudos por ultrassons

Os pesquisadores usaram nova tecnologia de ultrassom que produz ecografías precisas em 3D para medir o acúmulo de gordura nas artérias de 4 mil pessoas sem problemas cardiovasculares aparentes.

Os voluntários, que tinham entre 40 e 54 anos, também responderam a um questionário detalhado sobre sua dieta durante os 15 dias anteriores à pesquisa.

Analisando os dados, que foram publicados na revista do Colégio Maericano de Cardiologia (JACC), os pesquisadores determinaram que apenas um quinto dos participantes tomava um café da manhã reforçado, com mais de 20% das calorias diárias, enquanto que 3% não fazia a primeira refeição do dia ou a fazia mal, consumindo menos de 5% das calorias diárias.

No primeiro grupo, 57 pessoas de cada 100 mostraram algum tipo de aterosclerose subclínica (sem sintomas), mas os casos aumentaram a quase 75 por cada 100 no segundo grupo.

Os resultados são independentes de outros fatores de risco cardiovascular, como obesidade, diabetes ou hipertensão.

Além disso, ao analisar a alter esclerose subclínica generalizada — aquela que afeta ao menos quatro das seis artérias principais do corpo e, portanto, a mais séria — a incidência quase triplica nas pessoas que não tomam o café da manhã se comparadas àquelas que comem bem antes de sair de casa: passa de 10% dos casos a 29%.

Importância da refeição

“Se não toma o café da manhã, o relógio biológico entra em caos”, afirmou Valentín Fuster, principal autor do estudo, que também é diretor do CNIC e editor da JACC.

Segundo Valentín, pessoas que pulam o café da manhã tendem a comer mais nas refeições seguintes, ingerindo mais calorias do que deveria, por isso há mais pessoas obesas ou com colesterol elevado no grupo que não se alimentava pela manhã.

No entanto, o estudo não estabelece se a primeira refeição do dia influencia diretamente na obstrução das artérias. Uma possibilidade é que o hábito de não comer venha ligado a um estilo de vida pouco saudável e, por isso, percebe-se essa associação entre o consumo calórico pela manhã e a saúde cardiovascular.

Nesse caso, não tomar café da manhã poderia funcionar como um indicador para identificar pessoas que precisam fazer mudanças significativas em seu estilo de vida, apontou Vila Costa.

O grupo de participantes que pulava o café da manhã incluía, proporcionalmente, mais fumantes e consumidores assíduos de álcool e carne vermelha ou processados.

(Com informações do portal Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias