plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

No Pará, quatro rádios AM vão migrar para FM

Quatro rádios do Pará – Rádio Moreno Braga (Vigia), Santarém Rádio e TV (Santarém), Rádio Rauland Publicidade (Castanhal) e a Rádio Amazônia de Comunicação (Gurupá) – devem assinar hoje o termo de migração da faixa AM para a FM durante o 12º mutirão de as

Quatro rádios do Pará – Rádio Moreno Braga (Vigia), Santarém Rádio e TV (Santarém), Rádio Rauland Publicidade (Castanhal) e a Rádio Amazônia de Comunicação (Gurupá) – devem assinar hoje o termo de migração da faixa AM para a FM durante o 12º mutirão de assinaturas para migração, hoje, às 11h30, no auditório Albano Branco, da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Segundo a Associação Paraense de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Pará (Apert-PA), existem em todo o Estado 71 rádios AM, sendo que 49 já solicitaram ao ministério a migração para a FM, 17 estão com processo em fase final no ministério e apenas 6 estão praticamente aptas a fazer a migração. “Quatro delas assinam o termo hoje, em Belém. O restante ainda está pendente de documentação para completar o processo”, afirma Nilton Sena, presidente da Apert-PA e superintendente regional do SBT.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento, tendo em vista que as AMs praticamente não acompanharam a evolução tecnológica verificada nos últimos anos, ao contrário das FMs. “Significará um avanço tecnológico enorme. Na medida em que migrarem sua operação para a faixa FM, as rádios poderão ser sintonizadas com alta qualidade de som. Cerca de 80% dos ouvintes sintonizam as rádios FMs”, explica Nilson Sena.

Segundo o ministério, das 1.781 rádios AM do país, 1,5 mil solicitaram a migração, e 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão de esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, responsável por liberar espaço para todas as rádios que desejam fazer a mudança. “São muitas rádios AM e o ministério vem fazendo vários mutirões de migração pelo país. Cerca de 1.100 rádios pelo País já assinaram a migração”, calcula o presidente da Apert.

Números

12 Estados - Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Bahia, Paraíba, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já receberam o mutirão de assinatura.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias