plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

BRT causa caos e prejuízo a comerciantes da avenida Augusto Montenegro

As obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, em Belém, continuam causando sérios transtorno ao trânsito, à população e aos comerciantes, que são os principais prejudicados pela intervenção. Uma das faixas da via, no sentindo Entroncamento-Icoaraci, está

As obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, em Belém, continuam causando sérios transtorno ao trânsito, à população e aos comerciantes, que são os principais prejudicados pela intervenção. Uma das faixas da via, no sentindo Entroncamento-Icoaraci, está completamente interditada em boa parte do trecho que cruza o bairro Parque Verde. Além da poeira alta e faixas livres mais estreitas, sobra pouco espaço para estacionamento e o acesso às lojas e estabelecimentos do perímetro é dificultado.

Obras do BRT se tornam prejuízo sem fim

“O movimento caiu muito. Antes, cada barbeiro atendia uns cinco clientes por dia, hoje é apenas um, isso quando tem”, reclama Amarildo Junior, 21, que trabalha em uma barbearia às margens da via. Ele diz que a principal reclamação é sobre estacionamento, já que os clientes se veem obrigados a deixar os veículos em outras vias e andar muito até o estabelecimento. “Toda vez que tem algo novo na obra e eles mexem, isso acontece. Acho que já é a terceira vez”, critica.

A tosadora Luciene Andrade, 36, enfrenta problemas parecidos. Ela trabalha há um ano em um pet shop da Augusto Montenegro e admite que está tudo parado. “Isso começou há uns dois meses, e o prejuízo só cresce. Eu costumava fazer de sete a oito banhos e tosas por dia, agora não faço nenhum. Raras são as vezes”, lamenta.

Dono de um bar, João Pinheiro vê o movimento cair a cada dia (Foto: Fernando Araújo)

As obras já deveriam até ter sido concluídas no mês passado, mas continuam a atrapalhar a rotina da população (Foto: Fernando Araújo)

FALÊNCIA

Uma cena que chama atenção de quem caminha por alguns minutos pelo trecho é o grande número de estabelecimentos fechados na avenida, um fato estranho para uma quarta-feira, por volta das 9h30, um horário comercial de uma dia da semana. Vários comércios começaram a fechar as portas por causa do baixo movimento gerado pela intervenção, o que põe em risco a sustentabilidade dos negócios.

Cláudio Reges, 40, que é instalador de películas, afirma que está cada vez mais difícil manter as obrigações em dia, como a conta de luz e o aluguel do estabelecimento. “A queda foi de 99%. Foi uma diminuição geral mesmo, está uma situação complicada”, comenta o trabalhador. Ele diz ainda que, além da queda no número de clientes, os próprios serviços estão levando mais tempo para finalizar, já que os fregueses estão demorando a voltar para dar continuidade a eles. “Algo que levava dez dias para finalizar, agora está demorando um mês. Está difícil de chegar aqui e o freguês não quer mais voltar”, queixa-se.

A queda no faturamento também atingiu a freguesia do restaurante do empresário Warley Palheta, 26. Ele comenta que os últimos quatro meses têm sido de várias baixas no número de frequentadores, resultando, hoje, em uma diminuição de cerca de 50% de consumo no horário do almoço, por exemplo. “É realmente um transtorno, limita o nosso funcionamento. Mas espero que melhore”, comenta, otimista.

RESPOSTA DA SEURB

A Seurb informa que interdições no trecho em obra são necessárias para que os serviços avancem e sejam concluídos com segurança. No trecho citado, a previsão é finalizar o pavimento asfáltico até o dia 6 de outubro. Com relação à poeira, o Consórcio BRT responsável pela obra tem molhando a área.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias