plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

O CPAP como aliado no tratamento do ronco e apneia do sono

Já pensou acordar com cutucadas do parceiro, ou parceira, durante a noite? Mas isso só acontece quando há um incômodo por algum barulho, comum entre aqueles que roncam e fazem apneia. E é somente quando esses alertas imprevisíveis na noite chegam que se p

Já pensou acordar com cutucadas do parceiro, ou parceira, durante a noite? Mas isso só acontece quando há um incômodo por algum barulho, comum entre aqueles que roncam e fazem apneia. E é somente quando esses alertas imprevisíveis na noite chegam que se percebe algo anormal. Nos casos em que esse incômodo ultrapassa o desconforto, é preciso procurar ajuda, pois o ronco e a apneia podem comprometer gravemente sua saúde e qualidade de vida.

Apneia significa “sem ar” ou “parada da respiração”. Apneia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos, caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração (com duração de pelo menos de 10 segundos numa frequência maior que 5 episódios por hora de sono).

Renata Megre, fisioterapeuta e diretora técnica da empresa Amazon Fisiocare explica que Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) "pode causar ou agravar distúrbios metabólicos, cardiovasculares e psicológicos". Os sintomas mais comuns são o ronco diário e a sonolência excessiva diurna, porém, outros sintomas e fatores também podem estar associados como, obesidade, cansaço, irritabilidade, baixo rendimento, diminuição da libido, desatenção dentre outros. Por conta disso, tem grande impacto na vida do paciente.

E foi pensando em melhorar a qualidade de vida desses pacientes, que a Amazon Fisiocare vem oferecer o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) - considerado “Padrão Ouro” dentre as opções de tratamento de pacientes com apneia obstrutiva do sono graus moderados e graves. Orientações comportamentais e um acompanhamento intensivo do paciente, principalmente na fase inicial de uso do aparelho, são essenciais e imprescindíveis para minimizar os efeitos adversos e melhorar a adesão ao tratamento.

A fisioterapeuta Renata Megre Rachid é diretora Técnica da Amazon Fisiocare. (Foto: divulgação)

Dentre os diversos serviços prestados pela Amazon Fisiocare está a “Adaptação do CPAP e Máscara”. O CPAP, ou seja, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas, é um gerador de fluxo de ar contínuo, conectado às vias aéreas superiores (VAS) do paciente através de um circuito e uma máscara que pode ser nasal, de almofadas nasais, oronasal ou até mesmo facial total para casos específicos.

"A força com que é gerado este fluxo de ar é o que determina a titulação da pressão de tratamento que deverá ser prescrita pelo médico ou fisioterapeuta respiratório, de forma individual e baseada na avaliação física, clínica e polissonográfica (A Polissonografia é o exame para o diagnóstico deste distúrbio relacionado ao sono). Esta pressão que é gerada nas VAS (vias aéreas superiores) manterá livre esta coluna de ar impedindo assim as pausas respiratórias durante o sono, denominadas Apneia do Sono", detalha Renata que realça também a importância da atenção multidisciplinar como foco deste tratamento.

Segundo ela, o objetivo da Adaptação do CPAP é oferecer ao paciente uma terapia por pressão positiva eficaz, mais harmoniosa, menos traumática e com melhores chances de aderência ao tratamento. "É importante ressaltar que a tentativa de uso do CPAP sem um acompanhamento especializado culmina, por vezes, em tratamentos frustrados, com baixo índice de aderência à terapêutica, abandono do tratamento e, consequentemente, com exacerbação dos sinais e sintomas, riscos à saúde e baixa qualidade de vida", acrescenta.

Além do serviço de Adaptação do CPAP e Máscara a Amazon Fisiocare disponibiliza venda, locação e higienização dos equipamentos e, também, o gerenciamento Terapêutico, cujo objetivo é a análise do relatório gerado pelo cartão de memória, seguida da avaliação clínica deste relatório e ajuste fiel dos parâmetros prescritos.

CPAP

O CPAP é considerado como o tratamento “Padrão Ouro” na Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). A adaptação e o gerenciamento terapêutico realizado por um especialista é parte fundamental na adesão do paciente. A Dra. Renata Megre, fisioterapeuta e diretora técnica da Amazon Fisiocare, esclarece os principais aspectos nesses processos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias