plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Não existe nenhum tratamento para reverter a homossexualidade, afirma psicóloga

Recentemente o juiz da 14º vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, concedeu uma liminar abrindo brechas para que psicólogos ofereçam a terapia de reversão sexual, conhecida em alguns meios como “cura gay”. A decisão do juiz causou polêmic

Recentemente o juiz da 14º vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, concedeu uma liminar abrindo brechas para que psicólogos ofereçam a terapia de reversão sexual, conhecida em alguns meios como “cura gay”.

A decisão do juiz causou polêmica e controvérsia na sociedade brasileira, principalmente entre a comunidade LGBT, profissionais da psicologia e a Sociedade Brasileira de Psicologia. Até mesmo a classe artística se posicionou contra o posicionamento do juiz. Bruna Marquezine, Tatá Werneck e muitos outros postaram em suas redes sócias fotos e textos condenando a liminar e levantando a bandeira do “Amor é Cura”.

Leia também a matéria especial do DOL: Homofobia: um ato de ódio que machuca a vítima

Diversos profissionais da área da psicologia se posicionaram contra a decisão, pois segundo a psicologia moderna a homossexualidade não pode ser considerada doença ou mesmo distúrbio.

A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, afirmar, que a homossexualidade não pode ser considerada uma doença ou distúrbio! “Levando em consideração que o que diferencia de um heterossexual é somente a prática. Não há nada em seu cortex cerebral que seja levado em consideração para diferenciar um heterossexual de um homossexual”.

Para muitos, a liberação de uma liminar como esta afeta a todos de forma humanitária, a fazer com que a homoafetividade seja vista como algo que está fora dos padrões, ou que seja algo ruim. A "cura" só existe para algo doente ou só há "reversão" para o que foi tentado e não deu certo. Trazer este estigma para os homossexuais faz deles uma parte da população adoecida, diferente dos demais. Assim, fomentando mais preconceito e discursos de ódio.

"Não existe nenhum tratamento de reversão que seja testado e aprovado por nenhum conselho de Psicologia, seja ele Federal ou regional. Além disso, é preciso deixar claro que os pais que procurarem por este serviço estarão se enganando, indo a profissionais que prometem o que não podem cumprir! O máximo que pode ocorrer é uma repressão de seus desejos, e os indivíduos que se submetem a este "tratamento" se tornarão infelizes. Não há reversão para a homoafetividade!”, afirma Sarah Lopes.

A psicóloga destaca ainda que a liberação da liminar afeta imensamente pessoas que estão descobrindo sua sexualidade, gerando medo e mais insegurança. “O medo é o que mais impede que os jovens descubram e conversem com os pais sobre esta descoberta. Esta liminar abre precedente para que os pais tentem reverter algo que não tem reversão. O que é preciso é amor e acolhimento para lidar com as diferenças", conclui a psicóloga.

Neste momento de descobrimento, aceitação e incertezas, a família pode se posicionar quanto a esta liminar e a esta política de reversão da homossexualidade, expressando que o filho pode contar com o apoio da família.

(Com informações do Hapvida Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias