plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Festa da Chiquita é motivo de discussão na Câmara de Belém

Na tarde desta terça feira (19), uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém (CMB) discutirá a edição deste ano da Festa das Filhas da Chiquita. A reunião contará com membros da coordenação da festa, representantes do movimento LGBT, Secretaria de E

Na tarde desta terça feira (19), uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém (CMB) discutirá a edição deste ano da Festa das Filhas da Chiquita.

A reunião contará com membros da coordenação da festa, representantes do movimento LGBT, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB, Ministério Público e simpatizantes.

A intenção é apresentar o funcionamento do evento, reforçar a parceria com poder público e privado, ouvir a população sobre um tema que sempre gera polêmica, além da adoção de medidas de segurança e quebra de preconceito. Durante a sessão também vai haver a discussão sobre a valorização da festa por meio de um projeto de lei apresentado pela CMB. A festa já é tombada pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O evento cultural ocorre na Praça da República desde a década de 70. A festa da Chiquita tradicionalmente reúne o público alternativo, logo após a passagem dos peregrinos que seguem a imagem de Nossa Senhora na procissão da Trasladação, a segunda maior das romarias oficiais do Círio.

Segundo o organizador da Chiquita, o cantor e produtor cultural Elói Iglesias, a celebração enfrenta grande resistência e preconceito e o fato de fazer as autoridades conhecerem a intenção da festa, além de debater o tema, pode facilitar a realização da festa com mais segurança e organização.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias