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Temer autoriza construção de ponte que liga o Pará ao Tocantins

Está autorizada a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando o Pará ao Tocantins pela BR-153. A ordem de serviço para a obra, entre os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi assinada ontem, com a presença de diversas autorid

Está autorizada a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando o Pará ao Tocantins pela BR-153. A ordem de serviço para a obra, entre os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), foi assinada ontem, com a presença de diversas autoridades, entre elas do presidente Michel Temer, do ministro dos Transportes Maurício Quintella e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, um dos principais articuladores para que a iniciativa saísse do papel. A obra vai beneficiar diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Hoje, a travessia é realizada por meio de balsas, o que dificulta a logística para o escoamento da produção. O fluxo diário é de quase 1.200 veículos. Com a autorização para início do trabalho, o empreendimento deverá ser concluído em 3 anos. Temer destacou a importância da ligação entre as duas cidades para o desenvolvimento social e econômico dos 2 estados. “Estamos atendendo a uma antiga demanda popular e do setor produtivo, fundamental para o progresso econômico desta fronteira agrícolado País”, disse Temer.

Segundo o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Edilson Pereira, a ponte trará mais desenvolvimento para a região. “A construção da ponte evidencia uma importância fundamental para o nosso município, que atualmente possui 29 mil habitantes. O turismo será potencializado e a cidade beneficiada”, afirmou. Em seu discurso, Helder Barbalho, afirmou ser um momento histórico para o desenvolvimento e integração do Brasil. “Com a assinatura da ordem de serviço, Pará e Tocantins estarão interligados, possibilitando o escoamento da produção, gerando muitas oportunidades, principalmente de emprego e renda”, destacou. “Quando trabalhamos unidos, com seriedade e amor pelo nosso Estado, o desenvolvimento chega. Parabéns a todos nós que construímos juntoseste sonho”, disse.

Quando concluída, a ponte integrará duas das mais importantes rodovias do País: a Transamazônica e a Belém-Brasília. Além disso, fará a interconexão dos modais da hidrovia do Tocantins e a ferrovia de Carajás. “Está é uma das mais importantes rotas de escoamento da produção nacional. Vai beneficiar, de forma direta, milhares de pessoas, além de fazer a interligação do setor produtivo nacional com os principais portos de escoamento de grãos do País. Este é um momento histórico para os produtores e, principalmente, para a economia do Pará e de todas a região”, comemorou o senador Jader Barbalho, que não pode comparecer ao evento por causa de uma forte gripe. Jader também foi um dos articuladores junto ao Governo Federal para que a obra fosse concretizada.

Helder destacou que possibilita o escoamento da produção, gerando oportunidades, principalmente de emprego e renda. (Foto: Beto Barata/PR)

UNIÃO

O vice-governador do estado, Zequinha Marinho, enfatizou a importância da união entre os representantes do Pará. “Quando há união de esforços sempre há condições de se colher alguma coisa, e isso é fundamental neste momento. Por isso eu gostaria de parabenizar a dedicação da nossa bancada federal, do ministro Helder Barbalho, e do governo federal, liderado pelo presidente Michel Temer, por todo trabalho realizado em nosso estado”.

O deputado federal Lúcio Vale destacou que a ponte simboliza um grande instrumento de integração. “Não poderia deixar de agradecer todo trabalho realizado por nossos senadores, deputados federais e, principalmente, pelo nosso embaixador, o ministro Helder Barbalho que, junto com nossa bancada, está lutando em Brasília para trazer mais recursos e garantindo a transformação necessária do Pará”.

INVESTIMENTO DE R$ 132 MILHÕES

O ministro dos Transportes Maurício Quintella informou que o investimento será de R$ 132 milhões e que os recursos, oriundos do Orçamento da União, estão garantidos. “A obra será priorizada. Já temos a verba para este ano, que nos dá a segurança de podermos iniciar esta obra fundamental e emblemática para a região”, destacou. “Não posso deixar de agradecer e parabenizar o ministro Helder por tudo que ele tem feito tanto pelo Pará, quanto pelo Brasil como um todo. Dizer ainda que, nada disso seria possível sem o apoio das bancadas do Pará e Tocantins”.

A obra tem grande importância para a economia da região. (Foto: Marco Santos)

PARTICIPANTES

O evento contou com a presença do presidente Michel Temer; dos ministros Maurício Quintella, Helder Barbalho, Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Dyogo Oliveira (Planejamento); do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), Valter Casimiro; do senador do Tocantins, Vicentinho Alves; do governador do Tocantins, Marcelo Miranda; do vice-governador do Pará, Zequinha Marinho; dos deputados federais do Pará Lúcio Vale, Julia Marinho, Beto Salame, Simone Morgado e José Priante; dos deputados federais do Tocantins Dulce Miranda, Josi Nunes e Dorinha Rezende; do superintendente do Incra, Asdrubal Bentes; do secretário Estadual de Agricultura, Geovanni Queiroz; dos deputados estaduais do Pará João Chamon e José Scaff; dos prefeitos Patricia Evelin (Xambioá), Edilson Torres (São Geraldo do Araguaia), vice-prefeito da cidade, Paulo Torres; do presidente da Câmara Municipal da cidade, Reginaldo Pereira; dos prefeitos Wagne Machado (Piçarra), Renan Lopes Água ( Azul do Norte), Jeová Andrade (Canaã dos Carajás), Paulinho Dias (Rio Maria), Adonei Aguiar (Curionópolis), dos ex-prefeitos das cidade de São Geraldo do Araguaia, Jorge Barros; Curionópolis, Chamonzinho; e Palestina do Pará, Valcinei Ferreira, e demais lideranças da região.

IMPORTÂNCIA DA OBRA

Com 1,7 km de extensão, a obra é um dos maiores investimentos para a região, tanto para o norte do Tocantins (microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio) quanto para o sudeste do Pará (microrregiões de Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí). Com a ponte, a expectativa é de grande melhoria na logística da BR-153, principal rota para o escoamento da produção local.

A BR-153 também tem grande importância econômica para o escoamento da produção da região, que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Atualmente, a travessia da BR-153 entre os Estados do Tocantins e do Pará é realizada por balsas pelo Rio Araguaia. O alto custo da travessia, tempo de espera nas filas das balsas e o período de estiagem de janeiro a abril têm gerado entraves econômicos.

(Diário do Pará)

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