plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Comércio deve abrir até 3 mil vagas

Apesar da crise que ainda persiste no País, o comércio deve contratar até 3 mil temporários no final do ano. Já há sinais de recuperação da economia e da redução do desemprego, mesmo que os lojistas do Centro Comercial de Belém ainda estejam receosos sobr

Apesar da crise que ainda persiste no País, o comércio deve contratar até 3 mil temporários no final do ano. Já há sinais de recuperação da economia e da redução do desemprego, mesmo que os lojistas do Centro Comercial de Belém ainda estejam receosos sobre o movimento no Natal e Ano Novo, já que as vendas foram mais fracas ao longo de 2017. Em 2014, considerado o último bem-sucedido em vendas, foram contratados 6 mil temporários. No ano seguinte, caiu para 5 mil e em 2016 foram apenas 3 mil trabalhadores extras no Comércio. Esta previsão deve se manter este ano.

Para se ter uma ideia, nos últimos 3 anos, houve uma redução de 1.200 lojas em Belém. O Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas) diz que, apesar da inflação mais baixa e da queda do dólar e nas taxas de juros, as lojas ainda não se recuperaram. “Acreditamos que pior do que em 2016 não será”, diz o presidente do Sindilojas, Joy Colares.

A maior parte dessas contratações deverá ficar a cargo das grandes lojas da rede de varejo. Neste caso, a previsão é que os temporários comecem a trabalhar em outubro. Já o pequeno varejo, que é a grande maioria dos lojistas, só deve iniciar as contratações na segunda quinzena de novembro. O setor de confecção deve ser o mais promissor em vendas e contratações.

CURRÍCULO

Gerente de uma loja de roupas, Estéfane Santos, diz que já chegou a contratar 25 temporários a partir de setembro, mas que neste ano serão apenas 5 em outubro e 15 em dezembro. “O movimento caiu muito nos últimos anos e ainda tem a concorrência com os camelôs”, diz ela. Para quem quer concorrer a uma vaga a dica é levar o currículo a partir de agora no salão de venda das lojas. Para a maioria dos comerciantes, o funcionário ideal é o que tem boa comunicação, carisma com o cliente, boa aparência e queira crescer junto com a empresa.

COMO CONSEGUIR UM TRABALHO TEMPORÁRIO

ENTRE NO CLIMA

Saia do sofá e vá ganhar uma grana extra! Mais do que remuneração, trabalhos temporários também podem ser divertidos por conta do clima de cooperação obrigatório, consequência do grande movimento no comércio.

PROCURE O QUE TENHA A VER COM VOCÊAlgumas oportunidades de trabalho temporário necessitam de um perfil profissional cheio de afinidades. Identifique seus pontos fortes e procure vagas que tenha a ver com você.

NÃO TENHA HORA PARA SAIRA maioria das vagas para temporários são tradicionalmente do comércio: vendedores, estoquistas, auxiliares de cadastro e assim por diante. A contratação é justamente para dar suporte a um movimento de clientes muito maior que o normal. São muitos os imprevistos e este é o momento de ouro do comércio.

TENHA EM MENTE QUE PODE SER O COMEÇO DE UMA CARREIRANão tenha dúvida: você será observado em todas as suas atitudes, ainda que o trabalho seja temporário. Essa época costuma ser uma espécie de laboratório para as empresas, para colher os melhores talentos que podem ser aproveitados quando tiver uma vaga aberta. Se você marcou presença com uma boa postura, competência e proatividade, tenha certeza que você está na lista de futuro colaboradores.TENHA

COMPROMISSO

Poucas pessoas percebem a importância de servir bem. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido? Exerça sua função com compromisso, seja com clientes ou colegas. Cada vez mais as empresas levam mais em conta o comportamento do que o conhecimento técnico na hora de contatar.

ARRUME O SEU VISUAL

Lojas de roupas e calçados são duas das que mais contratam. Normalmente há salário fixo e mais comissão, o que garante boas perspectivas de grana extra. Atenção: sua apresentação pessoal vai contar. Uma roupa legal, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas pesam na hora da contratação.SAIBA OUVIRO importante é ouvir, com calma, paciência, boa vontade, o que o cliente quer. Essa postura de ouvir com atenção não serve apenas para lidar com clientes, mas também com colegas, gerentes e todos que estão à sua volta.

CRIE SUA REDE DE CONTATOS

Esse é um ótimo momento para conhecer pessoas, não só do lugar em que você vai trabalhar, mas lojas e colegas das proximidades. Se você passar uma boa impressão, de quem quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas.
Fonte: Vagas. com

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias