plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém: procura pelo cadastro biométrico ainda é pequeno

Já imaginou ficar com restrição no CPF, não poder tirar o passaporte e até mesmo perder o benefício do Bolsa Família? Tudo isso e muito mais podem acontecer se o eleitor não realizar o recadastramento biométrico para as próximas eleições, no ano que vem.

Já imaginou ficar com restrição no CPF, não poder tirar o passaporte e até mesmo perder o benefício do Bolsa Família? Tudo isso e muito mais podem acontecer se o eleitor não realizar o recadastramento biométrico para as próximas eleições, no ano que vem. Em Belém, o prazo foi aberto em março deste ano, mas até o momento somente 37% do eleitorado compareceu aos postos de atendimento disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Segundo o Tribunal, do total de 1.043 milhão aptos ao atendimento apenas 400 mil fizeram o novo cadastro. A biometria é um método automático de reconhecimento individual. No caso da Justiça Eleitoral, é utilizada a impressão digital para identificar o eleitor e habilitá-lo a votar. A maior vantagem do sistema é dar mais segurança ao processo eleitoral visto que, com a biometria, não há possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro. No Pará, o sistema começou a ser utilizado nas eleições de 2010.

Desde então, 23 municípios já utilizam o sistema para a escolha de candidatos. Este ano, outros 4 municípios estão sendo cadastrados: Belém, Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia e Floresta do Araguaia. Faltando pouco tempo para terminar o prazo final do recadastramento, o TRE faz um apelo para que os eleitores procurem a Justiça Eleitoral e se regularizem.

“A biometria é obrigatória e quem perder o prazo só poderá se regularizar depois das eleições de 2018”, diz a presidente do TRE-PA, desembargadora Célia Pinheiro. Ela alerta para que o eleitor não deixe para fazer a biometria nos últimos dias, pois corre o risco de não conseguir atendimento devido ao grande contingente de pessoas e às limitações estruturais do Tribunal.

Estrutura ociosa

Em Belém, Una, Jurunas e Águas Lindas são os bairros com menor procura. Em outros mais próximos do centro da cidade, como Campina, Telégrafo, São Brás e Cidade Velha o atendimento também está bem abaixo das expectativas do Tribunal. Nesses locais, a estrutura montada pela Justiça Eleitoral nos 9 postos de atendimento continua ociosa devido ao pouco comparecimento dos eleitores.

Para reforçar o serviço, o TRE e o Grupo RBA de Comunicação firmaram parceria na divulgação da biometria. A intenção é utilizar diariamente todos os veículos da empresa para chamar a atenção dos eleitores. “Queremos convencer o eleitor para a necessidade da biometria e a necessidade de comparecer aos postos de atendimento o quanto antes”, afirma o diretor-geral do Grupo RBA, Camilo Centeno. O prazo para o recadastramento biométrico termina em 23 de março de 2018.

Postos de atendimento recadastramento

CAE TRAVESSA PIRAJÁ, S/N, ENTRE MARQUÊS DE HERVAL E VISCONDE DE INHAÚMA (PEDREIRA) - (91) 3283-3421

CARTÓRIO ELEITORAL 30ª ZE (ICOARACI) - TRAV. ITABORAÍ, 46 (CRUZEIRO ICOARACI) - (91) 3227-0213

CASTANHEIRA SHOPPING CENTER RODOVIA BR-316, S/N, 2º PISO LOJA 169 (CASTANHEIRA) (91) 3346-8151

COMPANHIA DAS DOCAS DO PARÁ GALPÃO 10, AV. MARECHAL HERMES, S/N. (CENTRO)

PAE MOSQUEIRO 30ª ZE (VILA DE MOSQUEIRO) - MATRIZ - ANTIGO BANCO DO BRASIL - (91) 3771-2576

PARQUE SHOPPING AVENIDA AUGUSTO MONTENEGRO, 4300, ANDAR TÉRREO LOJA 1045 (PARQUE VERDE) - (91) 3346-8155

POSTO SÃO FRANCISCO TRAV. SÃO FRANCISCO, 94, PX. PÇA DA BANDEIRA (CAMPINA) - (91) 3346-8159, 3213-4515

SHOPPING GRÃO PARÁ AVENIDA CENTENÁRIO, 1052 (VAL-DE-CANS) - (91) 3346-8148

UFPA AVENIDA AUGUSTO CORREA S/N (GUAMÁ)

Cadastramento biométricoVeja como proceder

Faça seu agendamento no site www.tre-pa.jus.br.

Em seguida, compareça à Unidade da Justiça Eleitoral ou posto de atendimento para o qual escolheu ser atendido. Documentos obrigatórios

Documento de Identificação: Carteira de Trabalho, RG ou Carteira de Habilitação;

Comprovante de residência;l Título de Eleitor (nã o é obrigatório, mas facilita o atendimento).O que o eleitor perde caso não compareça ao recadastramento?

O eleitor terá o título de eleitor canceladol O CPF fica irregularl Fica impedido de tirar passaporte

Não pode receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal

Não pode fazer matrícula em instituição de ensino superior ou tomar posse em cargo público

Fica impedido de acessar programas sociais, como o Bolsa Família, além de restringir financiamentos.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias