plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Buraco aberto pela Cosanpa prejudica moradores há três meses

Há 3 meses, moradores do conjunto Fé em Deus II, no bairro do Tenoné, em Belém, enfrentam problemas por causa de um buraco na esquina da rua Elcione Barbalho com a passagem Cereja. Tudo começou com um furo no encanamento subterrâneo, que fez a pavimentaçã

Há 3 meses, moradores do conjunto Fé em Deus II, no bairro do Tenoné, em Belém, enfrentam problemas por causa de um buraco na esquina da rua Elcione Barbalho com a passagem Cereja. Tudo começou com um furo no encanamento subterrâneo, que fez a pavimentação ceder.

Segundo o eletrotécnico Enilson Oliveira, 40 anos, a população começou a perceber que tinha algo estranho quando viu que aquele trecho da rua estava cedendo o que, de acordo com ele, é comum acontecer por ali. “Aqui, a pavimentação nunca foi boa e já aconteceram várias outras vezes de ceder quando ocorre algum problema no encanamento”, relata. Enilson conta que os moradores começaram a desconfiar que houvesse um furo no encanamento que provocava vazamento de água de forma subterrânea. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) foi acionada. No entanto, segundo o morador, quando chegou ao local, apenas consertou o vazamento, mas deixou a rua em pior estado. “Eles vieram, abriram o buraco de vez até ficar nesse tamanho. Mas não terminaram o serviço e assim ficou”, denuncia.

O eletrotécnico diz ainda que a equipe da Cosanpa chegou a voltar ao local, mas apenas informou que só poderia finalizar a obra com a presença de um engenheiro, mas não explicou o motivo do profissional nunca aparecer. “Além de ser um risco porque as pessoas podem cair, esse buraco tem um fedor horrível e agora já está sendo usado como lixão por algumas pessoas. Está uma situação muitocomplicada”, reclama.

Diante dessa situação, tem gente que cansou de esperar por uma solução e tenta amenizar o problema com as próprias mãos. O aposentado Cláudio Conceição, 75 anos, mal consegue sair de casa por causa do buraco perto da sua residência.

RISCO

Para evitar o perigo de contaminação, ele tenta orientar as pessoas a pelo menos não jogarem lixo no buraco e, quando acontece, ele recolhe os sacos e joga no devido local. “Moro há 25 anos aqui e nunca vi formar um buraco numa proporção tão grande. Normalmente passa muito veículo grande para trazer mercadorias para os comércios, mas tudo teve de mudar de rota”, declara.

Por causa desse bloqueio, Paulo Roberto Silva, 42, sente os prejuízos na padaria da qual é dono, bem em frente à cratera. “Já senti uma queda no movimento porque vinham pessoas de outros conjuntos para cá antes. Mas, tendo de dar toda essa volta, eles não vêm mais”, aponta. Segundo Paulo, os moradores não sabem nem a quem recorrer, pois nem a Cosanpa nem a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) dão respostas à população ou se responsabilizam por toda a obra. Em nota, a Cosanpa afirma que uma equipe de plantão vai ao local e fará uma avaliação do problema. Se for possível vai programar o serviço para este fim de semana.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias