Entretenimento / Cultura

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Websérie premiada mostra como anda a produção de HQs no Brasil

Quarta-Feira, 06/09/2017, 17:00:03 - Atualizado em 06/09/2017, 17:00:03 Ver comentário(s) A- A+

Websérie premiada mostra como anda a produção de HQs no Brasil (Foto:  (Foto: Reprodução))
(Foto: (Foto: Reprodução))
 (Foto: Reprodução)

 

“Nunca teve tanta gente produzindo quadrinhos bons no Brasil”, diz Sidney Gusman, coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções, logo na primeira cena da websérie Vozes e Traços - O Novo Cenário Brasileiro de HQs, premiada na categoria de melhor TCC do prêmio HQMix, o Oscar das HQs em solo nacional.

Leia também:
+ HQ nacional esmiúça as motivações de um serial killer
+ Quadrinho brasileiro revive os Carnavais de antigamente

Produzida pelos jornalistas Bruna Penilhas, Daniel Generalli, Juliana Frezarin e Lucas Alencar, como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, a websérie apresenta e discute os principais pilares do efervescente cenário atual de histórias em quadrinhos no Brasil. São 5 episódios de 6 minutos cada um, totalizando 30 minutos de conteúdo.

No primeiro capítulo, artistas que já publicaram trabalhos independentes mostram como é possível não depender de uma editora para fazer um livro circular. O segundo episódio dá voz aos editores das pequenas casas de publicações que fomentam o mercado e frequentemente apostam em artistas brasileiros. O terceiro episódio discute um dos pontos mais importantes do cenário brasileiro de HQs, segundo os próprios artistas: a diversidade de temas, formatos, estilos e narrativas.

No quarto capítulo, artistas, editores e lojistas discutem a importância dos eventos e das livrarias especializadas em HQs, espaços essenciais para o crescimento recente da cena quadrinística nacional. Por fim, o último episódio introduz os principais desafios que todos os envolvidos com quadrinhos no Brasil enfrentam ou terão que enfrentar no futuro, como dificuldades de distribuição e ganho de novos leitores.

Se você não entende nada sobre HQs, não se preocupe, porque a série pode até servir como porta de entrada para o maravilhoso mundo dos quadrinhos.

Clicando aqui você pode assistir a uma playlist com os 5 episódios da série. Se quiser mais informações sobre os entrevistados ou sobre os quadrinhos citados/apresentados ao longo dos capítulos, basta acessar esse site.  

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu





Comentários