plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Fique atento ao comportamento do seu pet. Ele pode ter problema no coração

Você sabia que um a cada quatro cães com mais de sete anos tem algum tipo de doença cardíaca? Por isso, os tutores precisam ficar atentos a qualquer alteração nos hábitos do animal e, principalmente, observar se ele apresenta cansaço fácil – um dos sinais

Você sabia que um a cada quatro cães com mais de sete anos tem algum tipo de doença cardíaca? Por isso, os tutores precisam ficar atentos a qualquer alteração nos hábitos do animal e, principalmente, observar se ele apresenta cansaço fácil – um dos sinais mais recorrentes de problemas no coração.

Um dos primeiros indicativos de que a saúde cardíaca do cãozinho não anda bem é o cansaço fácil. “Se o cachorro pede colo durante um passeio, na rota que já estava acostumado, ele pode sofrer de problemas cardíacos”, atenta o médico veterinário Marcello Machado.

Dificuldade para respirar, fadiga excessiva, tosse e rejeição a atividades físicas podem ser sinais de que o coração do cachorro não está conseguindo suprir adequadamente os tecidos, causando insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração.

De olho na alimentação

Mudanças no estilo de vida e na alimentação são fundamentais para que um animal cardiopata tenha qualidade de vida “junto com prescrição dos médicos veterinários, o cão precisa de alimentos específicos para cardíacos, com esses procedimentos combinados garantirá a ele bem-estar e longevidade”, explica.

É importante ficar atento a quantidade de sódio, que pode gerar acúmulo de fluídos, e o fósforo em excesso pode gerar a sobrecarga dos rins e até doença renal.

Comida caseira não é aconselhada. De acordo com o médico veterinário, é difícil conseguir o perfeito balanceamento e equilíbrio nutricional por meio da comida preparada em casa pelo tutor do animal.

Sintomas:
•Dificuldade para respirar;

•Alteração da cor da língua;

•Rejeição a atividades físicas;

•Sono demasiado;

•Fadiga;

•Sede;

•Tosse.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença cardíaca é realizado por meio de exames específicos: a bioquímica sérica (exame de sangue) e o ecodoppler cardiograma e deve ser realizado por um médico veterinário, de preferência, especialista em cardiologia.

(DOL com informações da Total Alimentos)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias