plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pesquisadores e visitantes fazem ato para pedir proteção ao Museu Goeldi

Visitantes e trabalhadores e pesquisadores do Museu Emílio Goeldi realizaram, na manhã deste domingo (3), uma mobilização pelo movimento SOS Goeldi, que luta contra o fechamento do espaço, ameaçado pela falta de orçamento. A manifestação, realizada no pró

Visitantes e trabalhadores e pesquisadores do Museu Emílio Goeldi realizaram, na manhã deste domingo (3), uma mobilização pelo movimento SOS Goeldi, que luta contra o fechamento do espaço, ameaçado pela falta de orçamento. A manifestação, realizada no próprio Museu, em Belém, foi agendada antes do anúncio feito pelo presidete Michel Temer afirmando que iria garantir recursos para o local, após pedido pessoal feito pelo ministro Helder Barbalho.

O ato iniciou por volta das 8h30, contando com diversas ações, como contação de histórias, aulas públicas sobre as atividades do museu e a assinatura de um abaixo-assinado pedindo a manutenção do local. "O ato foi organizado inicialmente por um grupo de biólogos indignados com as notícias sobre o fechamento do museu. Nós viemos aqui neste domingo, quando é comemorado o Dia do Biólogo, para celebrar e também alertar sobre a importância do espaço", afirmou Abílio Ohana, biólogo bolsista do Goeldi.

Após a notícia sobre o risco de fechamento do Museu, o ministro Helder Barbalho fez um pedido ao presidente Temer, que afirmou através de sua conta no Twitter que irá garantir os recursos para a manutenção das atividades. Mesmo assim, os manifestantes afirmam preparar um documento pedindo apoio do Ministério Público Federal e cogitam pedir apoio de outros parlamentares.

"Entendemos que é importante essa sensibilização de parlamentares e população em geral, e podemos analisar a solicitação de apoio de outros nomes no futuro. A princípio, vamos entregar esse documento ao MPF pedindo intervenção para garantir a manutenção integral dos recursos ao Museu", continuou Abílio. "É importante não só manter o parque, mas garantir a continuidade das pesquisas feitas pelo museu, referência mundial no estudo sobre Amazônia. O fim dessas atividades representaria uma perda para o mundo".

Nesta segunda-feira (4), o Museu Emílio Goeldi deverá realizar uma coletiva de imprensa na qual deverá fazer o primeiro pronunciamento oficial sobre o caso.

Em vídeo, ministro fala da importância do Goeldi para a Amazônia e da conversa com o presidente Temer:


(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias