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Saiba como solicitar os serviços da Celpa

Para esclarecer sobre a solicitação de serviços e se mostrar como uma empresa que dá informações, a Celpa sempre procura orientar os clientes a respeito de todos os procedimentos. Fique por dentro de quais são os documentos, prazos e taxas para a solicita

Para esclarecer sobre a solicitação de serviços e se mostrar como uma empresa que dá informações, a Celpa sempre procura orientar os clientes a respeito de todos os procedimentos. Fique por dentro de quais são os documentos, prazos e taxas para a solicitar os principais serviços da concessionária.

Como solicitar uma ligação nova?

A ligação nova pode ser feita acessando o site www.celpa.com.br, clicando na opção “Solicitar Ligação Nova”, em seguida preencha os dados necessários. Em casos de pessoa física, é preciso informar o RG e CPF. Nos casos de pessoa Jurídica, o cliente deve informar o contrato ou estatuto social, registro de CNPJ e RG do sócio solicitante. Para solicitar o serviço, não é permitido ter débitos pendentes junto a concessionaria e nem conta contrato no local em que está sendo solicitado o serviço. A vistoria para realizar a ligação nova é feita com até 3 dias úteis para área urbana e de até 5 dias úteis para área rural.

Como solicitar uma religação?

A solicitação de religação pode ser realizada por meio da Central de Atendimento no 0800 091 01 96, no site www.celpa.com.br ou nas agências de atendimento presencial. De acordo com a resolução da ANEEL, o serviço é cobrável e a taxa de cobrança para a religação normal, varia de 7 a 30 reais. Para religação de urgência a taxa é entre 37 a 93 reais, dependendo dos circuitos que são: monofásico, bifásico ou trifásico. O prazo para a religação normal em áreas urbanas é de 24 horas e em áreas rurais é até 48 horas.

Telefones e site são os principais canais para que o cliente possa solicitar a religação da energia (Foto: Divulgação)

Quais os procedimentos para troca de titularidade?

A troca de titularidade está disponível no site www.celpa.com.br, clicando na opção “Troca de Titularidade”, anexando os seguintes documentos. CPF, RG, e mais o contrato de compra e venda ou aluguel. Após isso, o cliente deve preencher o formulário ou pode procurar uma agência de atendimento presencial, levando a cópia dos documentos citados. É importante lembrar que para solicitar o serviço o titular da conta contato não deve ter débitos junto a concessionária.

Como solicitar um desligamento?

As solicitações de desligamento podem ser feitas nas agências de atendimento presencial ou por meio do site www.celpa.com.br, clicando na opção “Solicitar Desligamento”, informando o número da conta contrato do titular, e em seguida preenchendo o formulário com os dados pessoais e o motivo do desligamento. O prazo para execução do serviço é de 10 dias úteis.

Como denunciar ligação clandestina?

As denúncias de furto de energia podem ser feitas pela Central de Atendimento, no número 0800 091 01 96, por meio do site www.celpa.com.br ou ainda pelo Aplicativo Celpa, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones android e IOS. É preciso informar o endereço completo, onde está ocorrendo o furto para que as equipes possam ir até o local fazer a vistoria, ou se preferir, a denúncia também pode ser registrada em uma das agências de atendimento presencial. A Celpa esclarece que todas as denúncias são confidencias.

Quem tem direito ao programa Tarifa Social de energia elétrica? Como é feito o cadastro?

O programa Tarifa Social de energia elétrica é exclusivo para clientes de baixa renda. Para fazer parte do programa, que oferece até 65% de desconto na conta de energia elétrica, é necessário ir até o CRAS mais próximo da sua residência e fazer o cadastro no CadÚnico, onde será gerado o número de inscrição social (NIS). As famílias que podem ter direito ao programa, são aquelas com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Para quem já possui o número do NIS e ainda não tem cadastro no Programa Tarifa Social de energia elétrica, basta entra em contato com a Celpa por meio da Central de atendimento no 0800 091 01 96.

Como proceder quando ocorre fuga de energia?

A fuga de energia acontece por conta da fiação antiga ou mal instalada. É possível identificar o problema algumas vezes quando encostamos na parede de algum cômodo da casa e ele dá choque. Nesses casos, a Celpa recomenda que seja feito uma avaliação periódica nas instalações elétricas da casa com um eletricista, e se a fiação estiver muito antiga, é importante fazer a troca, pois esses fatores ocasionam no aumento de energia e provocam riscos de segurança com a energia elétrica.

O que fazer quando os equipamentos queimam por causa de queda de energia elétrica?

Nos casos da queima de equipamentos por conta da falta de energia, é necessário abrir uma reclamação, que pode ser feita por meio do www.celpa.com.br, clicando na opção “Fazer Reclamação”, preenchendo os dados pessoais e número da conta contrato. Após o cadastro o cliente deve informar o tipo da reclamação, como por exemplo, reclamação de danos elétricos em casos de queima de equipamentos por problemas na rede elétrica como falta de energia, retorno brusco de energia ou oscilações. Ao final será gerado um número de protocolo para acompanhar o andamento da reclamação. As reclamações também podem ser feitas nas agências de atendimento presencias. Lembrando que apenas os responsáveis pela conta contrato maiores de idade podem registrar reclamações.

Como proceder quando a conta de energia sobe mais de 100 reais, por exemplo, sem que haja qualquer alteração nos hábitos de consumo?

O primeiro passo é verificar se a conta de energia possui algum tipo de divergência de leitura. Para isso, basta comparar a leitura que está descrita na fatura da conta de energia com a que está no medidor. Caso os números estejam diferentes, é necessário ligar o mais breve possível para a central de atendimento no 0800 091 01 96, e registrar uma ocorrência. A reclamação também pode ser feita pelo site www.celpa.com.br. O prazo para resolver a situação é de até 15 dias uteis, após a reclamação, para que seja feita a análise da leitura e refeita a fatura.

(Com informações da Celpa)

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