Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Jader apela ao Governo Federal por ajuda aos municípios do Pará

Quinta-Feira, 31/08/2017, 08:28:57 - Atualizado em 31/08/2017, 08:41:06 Ver comentário(s) A- A+

Jader apela ao Governo Federal por ajuda aos municípios do Pará (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com população estimada em 33 mil habitantes, o município de Eldorado dos Carajás enfrenta uma grave situação na área da saúde pública. Contando com apenas uma ambulância para atender a toda a população e com o hospital público municipal sucateado, a Prefeitura enfrenta dificuldades para socorrer todos que necessitam de tratamento de saúde. A crise na saúde municipal levou o vice-prefeito, Manoel Hilário, e cinco vereadores ao gabinete do senador Jader Barbalho (PMDB), em Brasília. Eles pediram o empenho do senador para ajudar a amenizar os problemas do município.

Além dos vereadores, estava também presente na comitiva o diretor do hospital municipal Carlos Costa Ferreira, que narrou as dificuldades que enfrenta para atender os pacientes. O hospital funciona em um prédio alugado que se encontra em situação precária, além de gerar custos altos para o município. O senador Jader já havia indicado emenda no orçamento de 2017 para a área da saúde. 

No valor total de R$ 350 mil, a emenda parlamentar entrou no volume de contingenciamento do governo federal. “Esta é uma questão emergencial, um grave problema de saúde pública. Farei todo tipo de pressão junto ao governo federal para solucionar esta urgência”, informou o senador. Jader Barbalho foi responsável pela criação de Eldorado dos Carajás quando foi governador. “Faço parte da história do município e tenho um compromisso com a população. Vamos encontrar uma solução”, destacou.

O vice-prefeito de Eldorado dos Carajás, Manoel Hilário, e vereadores (acima) foram recebidos no gabinete de Jader, além do prefeito de Santana do Araguaia, José Rodrigues (ao lado). (Foto: divulgação)

SANTANA DO ARAGUAIA

Quem também esteve no gabinete do senador foi o prefeito de Santana do Araguaia, José Rodrigues, conhecido como Zé do Quinca. O município, que já tem mais de 70 mil habitantes, sofre com a falta de pavimentação das ruas e vias de acesso à sede municipal. O prefeito conseguiu cadastrar sua solicitação junto ao Ministério da Integração Nacional e aguarda a liberação dos recursos.

“Solicitei ao ministro Helder empenho para que Santana do Araguaia receba recursos suficientes para dar início às obras de pavimentação. São mais de 38 vias dentro da sede sem pavimentação, o que prejudica o município em todos os aspectos, principalmente em sua economia já que, na época de inverno essas vias ficam intransitáveis. Trata-se de uma demanda que precisa ser resolvida já que a Prefeitura não conta com o apoio do governo estadual para solucionar seus problemas”, destacou o senador.

Acompanhou o prefeito Zé do Quinca o vereador Elivanir Martins, que entregou ofício ao senador solicitando que seja destinada emenda parlamentar para a compra de equipamento para ajudar na melhoria das vias.

Goianésia e Conceição do Araguaia também têm demandas

Jader Barbalho também recebeu o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins. O senador informou ao prefeito que a solicitação feita anteriormente para liberação de recurso junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para as obras da Escola Municipal Matias Figueiredo foi encaminhada ao presidente do FNDE, Silvio de Souza Pinheiro. A obra já foi licitada mas aguarda a liberação de recurso por parte do Fundo. O senador encaminhou, ainda, ofício ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitando a liberação de recursos da ordem de R$ 950 mil para o município de Goianésia do Pará. O valor foi destinado para aquisição de maquinas agrícolas e patrulha mecanizada para a Prefeitura.

O prefeito de Goianésia do Pará, José Ribamar Ferreira Lima, fez diversas solicitações ao senador para que interceda junto a outros ministérios e junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a liberação de recursos já cadastrados junto ao governo federal.A Prefeitura de Novo Repartimento também solicitou apoio do senador para ajudar na liberação de recurso do orçamento federal empenhados juntos aos ministérios da Educação, Turismo, Esportes, Segurança Pública e Desenvolvi mento Social e Agrário. Todas as solicitações foram destinadas aos ministros respectivas pastas.

(Luiza Mello/Diário do Pará)





Comentários