plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Câmara barra criação de centro para autistas em Belém

O plenário da Câmara Municipal de Belém manteve, nesta quarta-feira (29), o veto à proposta que permitiria a construção de centros de reabilitação integral para autistas na capital paraense. A maioria dos vereadores decidiu barrar o projeto de lei pensand

O plenário da Câmara Municipal de Belém manteve, nesta quarta-feira (29), o veto à proposta que permitiria a construção de centros de reabilitação integral para autistas na capital paraense. A maioria dos vereadores decidiu barrar o projeto de lei pensando em economizar dinheiro nos cofres públicos.

O vereador Emerson Sampaio (PP), um dos que votaram a favor do veto aos centros para autistas, esquivou-se argumentando que não é contra o projeto, mas que não pode desobedecer a lei orgânica do município de Belém, que determina que não podem ser criados projetos que gerem despesas para a prefeitura.

Emerson tentou amenizar a decisão, afirmando que cobrará do prefeito uma solução para o impasse. “Não vou me ausentar desse tema. Se nós não podemos tratar desse assunto, vamos sugerir então que o prefeito crie um projeto e que olhe mais por essa causa”, disse o parlamentar.

O QUE DIZEM OS QUE SÃO A FAVOR?

Zeca Pirão (SD), um dos que votaram a favor do projeto, reiterou que continuará tentando junto à prefeitura a implantação dos centros. O vereador lembrou em seu discurso ao final da sessão ordinária, que o transtorno precisa ser tratado com seriedade e que o investimento em um centro específico é um gasto necessário que precisa entrar no orçamento do município.

“As famílias que lutam com os autistas precisam de estrutura e atendimento específico. O que temos nas unidades hoje não é suficiente, Precisamos avançar nessa causa”, concluiu Pirão.

E OS QUE SÃO CONTRA?

Para o vereador Fabrício Gama (PMN), que votou contra o projeto de lei, criar um centro específico iria gerar muitos gastos que não estão previstos no orçamento anual da prefeitura.

Ele lembrou ainda que já tramita na casa um projeto do vereador Adriano Coelho (PDT) que pode ser uma solução para o assunto. “O vereador Adriano propõem que sejam criados núcleos de atendimento nas unidades já existentes, com os profissionais que atuam nesses locais, como psicólogos e médicos. Isso sim é viável. Vamos em busca de ajudar essas famílias.”

O QUE É O AUTISMO?

O autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Entre as características do distúrbio estão a dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Os avanços nas pesquisas sobre o autismo ainda são recentes, e necessitam de mais investimentos tanto nos estudos sobre o distúrbio como na criação de estruturas que possam integrar os portadores de autismo na sociedade.

(Igor Wilson/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias