plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Diário lança caderno sobre o novo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal, está com novas regras, mas a maioria dos estudantes que pretende cursar uma faculdade particular ainda não sabe exatamente quais são essas mudanças e de que forma elas vão facilitar a vida de

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal, está com novas regras, mas a maioria dos estudantes que pretende cursar uma faculdade particular ainda não sabe exatamente quais são essas mudanças e de que forma elas vão facilitar a vida de quem sonha com a graduação. Para tirar todas as dúvidas sobre essas novidades, o DIÁRIO, traz em sua edição especial , o Caderno Guia Fies.

CONFIRA O CADERNO GUIA FIES

Dividido em 16 páginas, o suplemento esclarece todas as dúvidas sobre o novo Fies e mostra o passo-a-passo de como acessar o Fundo, incluindo prazos, número de vagas, tipos de financiamento e formas de pagamento. “São muitas as novidades que o guia vai levar para ajudar os estudantes a realizar o sonho de cursar uma faculdade, tudo isso inteiramente grátis ao leitor”, explica o gerente comercial do Diário, Nilton Lobato.

As mudanças foram anunciadas pelo Governo Federal no início deste ano, a partir de uma articulação conjunta entre os Ministérios da Educação (Mec) e da Integração Nacional (MI). No dia 6 de julho foi assinada a Medida Provisória que muda o foco dos Fundos Constitucionais, permitindo a eles o financiamento, também, do setor educacional. Na região Norte, por exemplo, parte dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), operado pelo Banco da Amazônia, irá para o Fies.

Uma das principais mudanças do novo Fies é o estabelecimento de três modalidades de financiamento, de acordo com o perfil socioeconômico do estudante. A primeira é voltada para quem tem renda até três salários mínimos com financiamento a juro zero. A segunda garante 150 mil vagas para famílias com renda até cinco salários mínimos reservada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já a terceira modalidade é voltada para todos os estudantes do país.

A forma de pagamento também mudou e agora poderá ter as parcelas descontadas diretamente no contracheque, mas somente depois que o graduado estiver vinculado a um emprego formal.A editora do Guia Fies, Marta Cardoso, explica que o leitor poderá conferir dicas e entrevistas esclarecedoras sobre todas essas etapas. “O suplemento traz ainda dicas de planejamento financeiro e todas as demais informações para ajudar o estudante a realizar o pagamento do Fundo”, diz ela. As mudanças no entanto, só valem para o próximo edital do Fies, previsto para ser lançado no início de 2018.

Apoio no projeto

O Guia Fies tem a parceria de cinco instituições de ensino superior. São elas: Fibra, Unama, Maurício de Nassau, Faculdade Cosmopolita e Faculdade Carajás.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias