plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

27ª Romaria das crianças será lançada no próximo sábado

No próximo sábado (26), uma missa na Basílica Santuário de Nazaré, às 10h, marcará o lançamento da Romaria das Crianças e a versão do cartaz oficial do Círio para a Romaria. A celebração Eucarística será presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Luiz Car

No próximo sábado (26), uma missa na Basílica Santuário de Nazaré, às 10h, marcará o lançamento da Romaria das Crianças e a versão do cartaz oficial do Círio para a Romaria.

A celebração Eucarística será presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves. São aguardadas cerca de mil crianças representando paróquias, escolas, pastorais, guarda mirim, catequese e órgãos de assistência infanto-juvenil da capital paraense.

A ilustração do cartaz foi elaborada pelo artista, Emanuel Ferreira, como sugestão do Reitor da Basílica e presidente da Diretoria do Círio, padre Luiz Carlos N. Gonçalves. O artista destaca que ao criar a versão infantil do cartaz oficial do Círio para a Romaria das Crianças deste ano foi “uma viagem no tempo em que minha mãe juntava minhas mãozinhas para rezar para o "papai e a mamãe do céu" e de ter a inocência das brincadeiras na calçada em frente ao portão de casa. Foi um desafio no mínimo atrevido, mas que humildemente e guiados pelas mãos de Nossa Senhora, pude desenvolver uma peça que fala aos olhos de uma criança”.

A Romaria

No primeiro domingo após o Círio de Nazaré, é a vez das crianças irem às ruas prestar suas homenagens a Nossa Senhora. A Romaria, criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos começa às 8 horas da manhã, saindo da Praça Santuário e percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré.

Em 2016 o cortejo reuniu, de acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 500 mil pessoas. Possuiu um trajeto de 2,8 Km que são percorridos em aproximadamente 2h.

História

Tudo começou com o Barnabita Pe. Paulino Brambilla (falecido) que criou a primeira caminhada das crianças em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 1988, que consistiu em uma volta em torno da Praça Santuário devido o grande número de crianças presentes naquele domingo.

A primeira Romaria oficial das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. Em 1994, o andor foi substituído pelo “cibório” colocado em um carro. Desde 1999 os quatro carros dos anjos e um carro de promessa passaram a fazer parte da procissão. Até 1999, eram as esposas dos diretores da Festa de Nazaré que providenciavam tudo: desde a decoração até os atos litúrgicos. Em 2000, Padre Francisco Silva, Superior Geral dos Barnabitas, pediu que a equipe de catequese da Paróquia de Nazaré assumisse uma maior participação na organização da romaria.

(Com informações da Basílica Santuário de Nazaré)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias