plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ventos e pouca chuva favorecem a florada de ipês no verão amazônico

Durante o verão amazônico, a paisagem urbana da capital paraense tem ganhado um toque de cor e de beleza. É a temporada de floração dos ipês, que se dá no período com menos chuvas e mais ventos do ano, e tem duração de algumas semanas. Também conhecido co

Durante o verão amazônico, a paisagem urbana da capital paraense tem ganhado um toque de cor e de beleza. É a temporada de floração dos ipês, que se dá no período com menos chuvas e mais ventos do ano, e tem duração de algumas semanas. Também conhecido como pau-d’arco, o ipê corresponde a não apenas uma, mas a dezenas de espécies. Somente no Brasil, ocorrem 27 espécies, das quais oito têm registro de ocorrência natural na Amazônia.

De acordo com a Professora Gracialda Ferreira, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a maioria dos ipês pertencem ao gênero Handroanthus de Bignoniaceae, mas até há pouco tempo, todas as espécies estavam posicionadas no gênero Tabebuia.

As árvores são tão apreciadas pela beleza de suas flores – que podem ser amarelas, rosas, roxas, brancas ou até verdes - que, em 1978, a flor de ipê foi escolhida oficialmente como a flor símbolo do Brasil, através da Lei 6.507. “A beleza de suas flores e o porte da árvore são características que a tornam apta para uso na arborização urbana. Na fase da floração, as árvores perdem completamente suas folhas (caducifólia) e a copa fica coberta de flores coloridas, conferindo uma beleza única à árvore”, diz Gracialda.

Em Belém, é possível observar a florada de ipês nesta época do ano em diversos pontos da cidade, incluindo a avenida Almirante Barroso, especialmente os ipês cor-de-rosa. Mas sua ocorrência se dá não apenas em todo o território amazônico, como também nas demais regiões do país, como explica o Engenheiro Agrônomo da UFRA Sérgio Brazão. “O ipê se adaptou bem no Brasil inteiro e ocorre em todos os biomas do país. Na época do inverno amazônico, ele produz uma grande massa verde, que depois é perdida, e, no verão, produz flores e frutos e dispersa suas sementes. Ele aproveita a existência dos ventos e a ausência de chuva para poder dispersá-las melhor. Por esse motivo, sempre vamos ver a florada no verão”, diz.

Segundo Sérgio Brazão, grande parte dos ipês em vias públicas que existem hoje na cidade foram plantados há cerca de dez anos, o que demonstra a rapidez com que a árvore atinge a fase adulta. Outra característica do pau d’arco é a sua madeira, muito apreciada no mercado: “trata-se de uma madeira de lei, muito utilizada para a produção de móveis. É uma madeira escura, dura e resistente à água”, explica.

(Com informações da UFRA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias