plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna do Mauro Bonna deste domingo

Comida do Pará: a obra-prima da AmazôniaA Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em sua 8ª versão, iniciará no dia 28 de agosto em São Paulo. Os restaurantes Tordesilhas, Dalva e Dito e Capim Santo receberão, respectivamente, os chefs Saulo Si

Comida do Pará: a obra-prima da Amazônia
A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em sua 8ª versão, iniciará no dia 28 de agosto em São Paulo. Os restaurantes Tordesilhas, Dalva e Dito e Capim Santo receberão, respectivamente, os chefs Saulo Simões, de Santarém, Daniela Martins, de Belém, e Ofir Oliveira, de Bragança. No mercado de Pinheiros também em São Paulo, haverá exposição de produtos da culinária paraense e um ciclo de palestras dos chefs paraenses e convidados, entre os quais Mara Sales, Roberto Smeraldi, Ricardo Maranhão, Ricardo Flugoli e Paulo Machado. Em Belém, a Fita será promovida de 21 a 24 de setembro, no Hangar.

Macetes em Gramática Funcional
O professor Antônio Carlos Trindade de Moraes, titular do Grupo Ideal, vai comemorar o Jubileu de Ouro no magistério lançando o seu quarto livro: ”Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes”. O evento de lançamento, inclusive com aula-show, ocorrerá no dia 9 de novembro, às 19h30, no Museu do Estado (Palácio Lauro Sodré).

Megapromoção diCasa de material de construção
Nesta sexta, a diCasa dispara a nona edição da sua Megapromoção. Virá com mais de mil produtos em ofertas, com descontos de até 50% em todos os seus departamentos. Com condições diferenciadas e preços imbatíveis, garantindo cobrir os preços da concorrência. Também nesta sexta, a diCasa inaugura a sua primeira loja no modelo Compacta, na Antônio Barreto.

Cruzeiro científico na costa amazônica
Concluído o cruzeiro científico a bordo do navio oceanográfico ”Alucia”, da americana Woods Hole Ocenographic Institution, realizado pela margem equatorial brasileira, entre o Amapá e o Maranhão. Dados geofísicos, físico-químicos, biológicos e radiométricos sobre a região do recém-descrito sistema recifal da Foz do Amazonas foram obtidos pelo Inpe, UFRJ, Ufes, Unifesp, UFRRJ e JBRJ. Para o pesquisador Gilberto Amado, do Jardim Botânico do Rio, ”mergulhar no cânion do rio Amazonas a 300 metros de profundidade por cerca de três horas e registrar em foto e vídeo a vida tipicamente marinha lá encontrada foi uma experiência única”. Pena que nenhuma instituição científica da Amazônia participou desse importante estudo.

Burrata e espaguete on-line
Santa Quitanda, o empório gourmet de Lygia Paes Barreto, abriu a sua tão esperada loja virtual. Agora os clientes podem comprar tudo no cartão de crédito e receber em casa. Aliás, as burratas de mussarela de búfala e o espaguete de palmito pupunha estão entre os produtos mais vendidos do site santaquitanda.com.br.

Voo
O Antonov, o maior avião cargueiro do mundo, pousará novamente em Belém, agora em setembro. Trará um equipamento de 100 toneladas para a mineração em Canaã.

Icoaraci
A Codem toca a urbanização de um lago com 25 mil metros quadrados, com a recuperação de ambiente natural em área de preservação no bairro do Paracuri, em Icoaraci. Lago Bom Jardim, inclusive com orla.

Chalé
Uma corrente na Prefeitura defende o retorno da Biblioteca Avertano Rocha para o restaurado Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci. Porém, o prefeito sabe muito bem não ser o ideal para os livros e muito menos para o chalé.

Veropa
A 15ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense será realizado de 31 de maio a 3 de junho do ano que vem. Já foram disparados os convites aos chefs estrelados.

Círio
Ideias Mobile, de Eduardo Ikeda, vai colocar no ar, nesta semana, o novo aplicativo do Círio. Plataformas Google e Apple.

Líder
Depois do decreto tornando os supermercados atividade essencial, o Grupo Líder aguarda o acordo final entre os sindicatos patronal e laboral, para reabrir três lojas 24h.

Tatuoca
O Observatório Magnético da Ilha de Tatuoca, hoje administrado pelo ”Goeldi”, está completando 60 anos. Só existem dois no Brasil; o outro fica em Vasouras, no Rio.

Carga
A Infraero prepara para publicar até o final de setembro, edital de licitação para conceder o Terminal de Cargas (Teca) de Belém.

Galpão
A Infraero vai licitar a exploração de um imenso galpão, onde funcionou a Taba, ao lado do aeroporto Protásio Lopes de Oliveira (Aeroclube). Ideal para operação de supermercado.

Hotel
Grupo hoteleiro argentino, com atuação no Sul do Brasil, mostrou interesse no prédio construído para sede da Infraero, exatamente em frente ao aeroporto de Val-de-Cans. Haverá licitação para exploração do espaço como hotel.

Argumento
Amanhã, às 22h30, no Argumento da RBA: o empresário Oscar Rodrigues e Fábio Rodrigues, este, titular da Infraero em Belém.



Flórida
O voo da Azul, que iniciará em dezembro, entre Belém e Fort Lauderdale, significa uma operação de 48 novos voos em Val-de-Cans, entre os internacionais e domésticos.

Carteira
A partir de fevereiro de 2018, começará a valer a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), a CNH digital. O condutor pode optar também pelo documento físico.

Foto
O MinC aprovou a captação de 53,9 mil reais pela Associação Fotoativa, até 30 de novembro, para o projeto Fotoatividades. Entre outros itens, é composto por oficinas de fotografia, encontro de música instrumental com a linguagem fotográfica, produção de mostra de audiovisuais de curta metragem e mostra de resultados aberta ao publico.

Digital
A startup Desenvolve informa que está disponível, em paragominas.desenvolvecidade.com.br/nfsd, o acesso ao módulo Web Service de integração do Portal da Nota Fiscal de Serviços Digital (NFSd) aos sistemas contábeis das empresas do município.

Academia
A academia Sportway, na Praça Amazonas, que já possui um completo centro de reabilitação, com fisioterapeutas e professores especializados, acaba de inaugurar um moderno Estúdio de Pilates.

Pilates
A Clínica Santé, no Urbe Office, em Batista Campos, abriu inscrições para certificação em Pilates Solo e Estúdio, com 120 horas/aula e estágio. Aulas começarão no dia 16 de setembro.

Papel
A Braz Braz, tradicional papelaria de Belém, contratou a Innova para reconstruir sua marca. A empresa passa por um processo de reestruturação e modernização, incluindo layout de loja. Tudo visando um plano de expansão.

Design
Um dos mais famosos designers de automóveis do país fará palestra amanhã, às 19h, no Iesam-Estácio, sobre Design Automobilístico: Tony Narita, designer sênior da Fiat Chrysler Automobiles. Entrada franca.

Hidrovia
O Movimento Pró-Logística Pará promoverá evento no dia 31, na Fiepa, em razão da liberação da Ordem de Serviço da Hidrovia Capim-Guamá.

Castanheira
A Companhia Gourmet e a Aladim Informática abrirão suas portas no Castanheira. A Renner, também confirmada para este ano.

Direito
Na terça, na OAB-PA, o 2º Simpósio de Direito do Terceiro Setor traz a Belém a advogada paulista Vanessa Ruffa Rodrigues, especialista no tema logística da Lei 13.019/2014

Internet
Parceria entre Unama e Defensoria Pública promoverá audiência pública sobre as responsabilidades que as operadoras de internet devem ter com os consumidores. Nesta quinta, no campus Unama-Alcindo Cacela.

Rústico
Acompanhando as tendências para decoração de festas, a Donna J colocou em exposição no seu showroom, uma nova linha de produtos em estilo rústico. Entre as peças mais requisitadas estão os vasos e os sousplats.

Treinamento
Mariana Franco, representante da Trousseau em Belém, fez parceria com Aracy Santamaria e, juntas, abrirão a Santamaria Centro de Treinamento, na Benjamim, onde funciona a DecoraVittá. Nesse espaço, a personal organizer vai ministrar cursos sobre organização de casas e empresas, além de treinar empregados domésticos.

Marajó
A lancha ”Golfinho”, na linha para Salvaterra e Soure, mesmo após o término das férias registra a média diária de 240 passageiros no trecho, garantindo a sustentabilidade da operação.

Intercâmbio
No sábado que vem, acontecerá o Intercâmbio Day. A IE Intercâmbio, de Ilana Santiago, estará promovendo em sua loja um feirão com descontos de até 40 % em vários produtos e isenção de taxas.

Big Ben
A imensa Big Ben-Batista Campos acabou com o Café da Praça. No espaço da antiga seção de brinquedos, foi inaugurado um super Espaço Amigo do Alérgico.

Cor
Aguardando as demoradas autorizações do Iphan, Secult e Fumbel, o Colégio Nazaré ainda não pode pintar a sua fachada para o Círio.

Musical
Para deixar o final de tarde mais animado, o Pátio Belém lançou o projeto Café Musical, com shows variados sempre de quinta a domingo, das 17h às 18h. Na agenda, voz e violão no Brisa Café, Rei do Mate, As Mulatas e California Coffee.

Tasca
O Tasca Café, franqueado para Fabrício Costa, estará na praça de alimentação do Metrópole Ananindeua. O shopping abrirá no dia 21 de novembro.

Mulher
”Mais atitude. Seja líder de si mesmo” é o workshop que o Conselho da Mulher Empresária irá promover no dia 24, elaborado pela coach e especialista em Marketing Estratégico, Tania de Miranda.

Cheque
Dados do SPC Brasil e CNDL: 8% dos brasileiros ainda usam cheque pré-datado. Geralmente, o cheque é utilizado nove vezes por ano para pagar, principalmente, alimentos em supermercados (34%), materiais de construção (20%) e móveis (18%).

Boi
A reposição segue parada no Pará. As seguidas recuperações nas cotações da arroba no estado, possibilitadas pela baixa disponibilidade de animais terminados, não foram suficientes para aumentar o ímpeto dos compradores de animais de reposição no Pará.

Gastronomia
O Centro Global de Gastronomia da Amazônia, que desistiu da Casa das Onze Janelas preferindo espaço no Parque do Utinga, apresentou formalmente Manifestação de Interesse Social ao governo, enquanto aguarda um chamamento público.

EM ALTA
AP
Vem aí um novo aplicativo da AP, com muito mais conteúdo, serviço e inovações.
Cupuaçu
O Sabor da Casa, quiosque no aeroporto, lançou Bolo de Rolo sabor cupuaçu. Sucesso imediato.
Propaganda
O Grupo Kallas, de São Paulo, ganhou a licitação para explorar toda a propaganda interna nos dois aeroportos de Belém.

EM BAIXA
Desmonte
A rede de lojas Belém Importados segue acelerado processo de desmonte.
Breves
Erro de construção obrigou o empresário Luiz Rebelo a demolir o hotel de luxo que finalizava em Breves.
Sol
A falta de arborização transforma o Portal da Amazônia em deserto por volta do meio-dia. Nenhuma viva alma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias