plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Correndo risco de morte, pacientes do Ophir Loyola seguem sem receber medicamentos

Quem tem alguma doença grave como câncer ou passou por algum transplante, sabe que o tratamento e recuperação é uma verdadeira luta contra o tempo em que qualquer dia perdido pode ser perigoso ou até mesmo fatal. Isto, no entanto, não parece sensibilizar

Quem tem alguma doença grave como câncer ou passou por algum transplante, sabe que o tratamento e recuperação é uma verdadeira luta contra o tempo em que qualquer dia perdido pode ser perigoso ou até mesmo fatal.

Isto, no entanto, não parece sensibilizar tanto o Governo do Estado. Há uma semana, pacientes que precisam do medicamento Tracolimos, seguem preocupados aguardando tal remédio, que teria acabado na última sexta-feira (11).

Um dos pacientes que denunciou o caso ao DOL foi Roberto da Luz, 48, que fez transplante de rins. "Esse medicamento é muito importante para evitar a rejeição do rim transplantado. Desde sexta-feira (11) não há esse medicamento na farmácia do hospital. Sem o medicamento, dezenas de pessoas correm o risco de perder o rim transplantado", explicou.

O caso foi denunciado na última segunda-feira (14) e a Sespa informou que está enfrentando dificuldades no abastecimento desse medicamento na dosagem de 1mg, visto que o último lote enviado ao Pará foi feito ainda em julho, quando o MS enviou à Sespa 47.500 comprimidos, que foram suficientes só para abastecer aquele mês.

Em nota ao DOL, a Sespa disse que por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF), a compra e distribuição aos Estados do medicamento Tacrolimo – nas dosagens 1mg e 5mg – é de competência do Ministério da Saúde (MS).

A Sespa informou ainda que aguarda o envio de outros 112.800 comprimidos, que seriam suficientes para abastecer os meses de agosto e setembro de 2017. Por meio de telefonemas, o MS informou aos técnicos da DEAF que está “aguardando a finalização do processo de contratação para a compra do medicamento e que enviará ao Estado um quantitativo para atendimento de 24 dias”, mas sem expor detalhes sobre a data da remessa e da quantidade de medicamentos a serem disponibilizados.

Além disso, a equipe da DEAF está entrando em contato com outros Estados para a realização de empréstimos, permutas e adesão a atas de registros de preço. A Sespa já conseguiu empréstimo de 6.000 comprimidos de Tacrolimo 1mg junto à Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão e aguarda chegada dessa remessa até o dia 18 de agosto.

A reportagem do DOL entrou em contato com o Ophir Loyola para saber se a previsão de chegada dos medicamentos está confirmada.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias