plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Banda Amen Jr toca música cristã fora dos padrões

Caras descolados com tatuagens, alargadores, barba grande e comportamento pouco engessado. Fugindo dos padrões criados e rompendo com as expectativas, o quarteto formado por Ulysses, Will, Carlos e Everton compõe e toca música evangélica. É a banda Amen

Caras descolados com tatuagens, alargadores, barba grande e comportamento pouco engessado. Fugindo dos padrões criados e rompendo com as expectativas, o quarteto formado por Ulysses, Will, Carlos e Everton compõe e toca música evangélica. É a banda Amen Jr, que acaba de lançar o álbum “Sonhar e Viver”.

Fortes referências ao indie rock, com ênfase no ritmo do baixo e muito sintetizador. Junto a isso, vocal suave e letras compreensíveis. As nove faixas do álbum “Sonhar e Viver” demonstram, apesar do sobressalente estilo indie, uma produção musical coesa da Amen Jr.

Cena alternativa
Há mais de 42,3 milhões de evangélicos no Brasil. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coletados em 2010 revelam que o grupo seguidor da religião protestante é muito significativo. E, com essa grande quantidade de praticantes, é de se esperar que o grupamento evangélico seja diverso em suas manifestações cultuais. Uma delas é a música.

Fugindo ao estigma da família Valadão e de cantoras como Gabriela Rocha e Aline Barros, o terreno musical explorado pela banda religiosa é o do rock. Desde o início, os músicos incorporaram riffs de guitarra característicos do grunge dos anos 90. Entre as referências, também estão Duran Duran, A-Ha e Joy Division.
Fazemos algo diferente porque a música cristã no Brasil gira num ciclo de produção igual há muitos anos. Além disso, a cena do rock independente no Brasil está morta. Nosso trabalho é natural e acaba mudando um pouco desses dois ciclos"
Ulysses Melo, vocalista da Amen Jr

No total, o grupo tem quatro álbuns. Eles são donos de músicas conhecidas, como “Meu Coração Te Pertence” e “Somos Um”. Agora, apostam em parcerias como na recente “Gratidão”, última faixa do novo disco e que conta também com a voz de Mauro Henrique, do Oficina G3.

Além da sonoridade diferente, a banda aborda temas de interesse da juventude em suas letras, que giram sempre em torno de crescimento pessoal, motivação, formação e manifestação de caráter em sociedade.

“Não gostamos nem um pouco do dialeto gospel que é retratado Brasil afora. A música reproduz verdades que giram em torno da filosofia de Cristo e não é só quem está dentro da igreja que acredita. Essas verdades independem da religião. Isso é o que atrai as pessoas para ouvir e entender a nossa mensagem”, afirma Ulysses.

Experiência
Para o lançamento do primeiro CD da banda como Amen Jr, o quarteto realizou uma exposição e um bate-papo. A ideia, de acordo com o vocalista, era unir música e outras artes.

“Todo o material exposto girava em torno do disco. A intenção foi juntar tudo que foi produzido para o CD, como as capas, as músicas, o conceito de luzes e cenário; e dar essa experiência do que queríamos dizer com o ‘Sonhar e Viver’. Só lançar o disco seria muito rápido, muito fácil, e as plataformas de streaming nos deixariam pra trás. Como essa energia da espera por um trabalho musical novo foi se perdendo ao longo do tempo, a gente quis usar a arte visual e a música para fortalecer nosso álbum”.

Passado
Apesar do desejo explícito de ser associado a um recomeço, o grupo que compõe a Amen Jr não está na estrada há pouco tempo. Com a mesma formação, dirigiam a banda Salzband por sete anos.

Apesar disso, Ulysses afirma que a intenção não é sobrepor a identidade criada pela Salzband ao longo da carreira. De acordo com ele, um disco é como uma fotografia. “A foto registra o momento que você está vivendo. Nesse caso, a situação é registrada em forma de música. É um momento novo, então o som vai ser um pouco diferente, assim como o comportamento da banda, mas continuamos a ser os mesmos.”

Sobre o nome, Ulysses Melo conta que é uma homenagem bem-humorada aos apelidos que os cristãos recebem. “Eu, na escola, virei o ‘amém’. Mas tem gente que é chamada de ‘aleluia’, de ‘bíblia’, entre outras coisas. Como eu creio que sou imperfeito, o ‘amém’ verdadeiro é Deus. Sou apenas um pequeno ‘amém’, daí vem o nome Amen Jr”.

Fonte: Metropoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias