plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Dois concertos movimentam a cena da música erudita

Quanto tinha apenas oito anos, a flautista húngara Krisztina Lukács viu uma flauta na televisão e ficou encantada, a ponto de estudar o instrumento e nunca mais deixá-lo. Hoje ela é professora na escola de música de Sopron e musicista premiada. Em Belém p

Quanto tinha apenas oito anos, a flautista húngara Krisztina Lukács viu uma flauta na televisão e ficou encantada, a ponto de estudar o instrumento e nunca mais deixá-lo. Hoje ela é professora na escola de música de Sopron e musicista premiada. Em Belém para apresentação única, ela estará ao lado do pianista Thiago Bertoldi, às 20h, na Sala Augusto Meira Filho, no Arte Doce Hall, para concerto especial, que terá peças de compositores brasileiros e do seu país. A entrada é gratuita.

No repertório, Bach, Ravel, Poulenc e Bartók - um dos mais importantes compositores da Hungria. “Ele foi responsável por eu começar a observar as músicas folclóricas e começar a compor em cima dessas referências. Nunca estive em um país tão longe e estou ansiosa para o concerto. Estou contente também de conhecer a cultura de vocês. Hoje, me sinto feliz em poder levar a flauta para vários lugares, tenho sorte deste ser o meu trabalho”, diz.Nascida em Budapeste, Krisztina participou de vários concursos e festivais recebendo importantes premiações. Thiago Bertoldi, natural de São Paulo, reside em Budapeste desde 2009, quando foi aceito como aluno universitário na renomada Academia de Música Liszt Ferenc (Franz Liszt). Ele conheceu Krisztina e logo passaram a ter afinidade musical para se apresentar em duo. Na capital paraense, ele já se apresentou junto à Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e Orquestra Jovem Vale Música, e participou também do festival “Música na Estrada”.

“Tenho o prazer de voltar e agora com a amiga flautista. É uma forma de apresentarmos um pouco a cultura de lá, mostrar o que tem de similar e como podemos divulgar outras culturas. Bartók fez um trabalho parecido ao que Villas-Lobos fez no Brasil. Vamos tocar três canções dele e uma suíte campestre”, antecipa o pianista.

A flautista húngara Krisztina Lukács se apresenta com Thiago Bertoldi no Art Doce Hall. No MEP, o palco é do Duo Belém. (Foto: Nailana Thiely/Divulgação)

DUO BELÉM

Também na capital paraense, o Museu do Estado do Pará (MEP) realiza hoje, às 19h, mais uma edição do programa Bravíssimo, com o concerto Duo Belém, de violão e canto lírico com os artistas Maurício Gomes e Edelmiro Soares, na Sala das Artes. A apresentação terá caráter intimista e é aberta a quem deseja aprender um pouco mais sobre música erudita. Além de tocar e cantar, os artistas fazem uma espécie de bate-papo com os presentes, com o objetivo de formar plateia.

O concerto já foi apresentado na sala de recitais do CCSE/UEPA, na sala Ettore Bósio do Instituto Estadual Carlos Gomes e com agendas para o Ânima Studio Sala de Concerto, a Capela do São José Liberto e o Auditório da EMUFPA. A ideia agora é levá-lo a outros lugares do país, carregando na bagagem sete canções do tipo Negro Spirituals - que surgiu com os escravos nos Estados Unidos -, e outras sete do espanhol catalão Manuel de Falla.“Começamos com um preâmbulo, acolhendo a plateia. Eu faço tradução do inglês arcaico. O Maurício fala sobre a questão da música espanhola. Ele viveu lá, então ele explica o que significa esses cantos para aquela região e no final ficamos a disposição para quem quer saber mais coisas. Nosso interesse é que as pessoas conheçam esse tipo de arte, que falam sobre nosso cotidiano. As pessoas ainda veem a música erudita como algo distante”, comenta Edelmiro.

TUDO GRATUITO

- Duo de flauta e piano com Krisztina Lukács e Thiago Bertoldi Quando: Hoje, às 20hOnde: Sala Augusto Meira Filho-Art Doce Hall (Av. Gov Magalhães Barata, 1012 - São Brás)Quanto: GratuitoInformações: (91) 3347-0505

- Concerto do Duo BelémQuando: Hoje, às 19hOnde: Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça D. Pedro II, s/n. - Cidade VelhaQuanto: Gratuito

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias