plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Escolas apostam em videoaulas para melhorar aprendizado

Não é novidade que a geração atual de adolescentes está cada vez mais imersa no mundo virtual. Por isso, educadores e instituições vêm pensando em novas formas de interagir com esses jovens, falando a língua deles. As ferramentas de tecnologia podem ser g

Não é novidade que a geração atual de adolescentes está cada vez mais imersa no mundo virtual. Por isso, educadores e instituições vêm pensando em novas formas de interagir com esses jovens, falando a língua deles. As ferramentas de tecnologia podem ser grande auxílio nos estudos, especialmente para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e provas de vestibular. O DIÁRIO mostra como essa metodologia vem sendo aplicada em sala de aula e como tirar o melhor dela.

O cursinho preparatório onde Francisley Rodrigues é professor de química e diretor de pré-vestibular mantém há cinco anos um aplicativo autoral no qual os estudantes podem ter todo o material didático, exercícios e até notícias de vestibular na palma de suas mãos. Além disso, a escola produz há três anos videoaulas próprias com sua equipe de professores e disponibiliza gratuitamente no Youtube, com todo o conteúdo programático do Enem resumido em vídeos de um ou dez minutos, tudo para aproximar o aluno da instituição e facilitar os estudos. “Estamos sempre nos atualizando e renovando seu material. É um trabalho constante para otimizar o ensino e complementar o que é aprendido em sala de aula”, ressalta Rodrigues.

Lia Rocha, 23, e Paula Storino, 19, pretendem prestar vestibular para o curso de Medicina neste ano. Eles descobriram como fazer da internet sua aliada nesta etapa. “É uma experiência produtiva, porque temos praticidade e otimização nos estudos. Quando perco alguma aula, por exemplo, posso consultar o conteúdo no meu celular e atualizar o assunto”.

Para Paula, o segredo é pensar que está em uma sala de aula. “Quando se desliga de distrações, é possível aproveitar muito, pois conseguimos ter acesso a centenas de exercícios gratuitos com questões de diversos vestibulares, entre outros materiais”, contou.

EXATAS

Percebendo a demanda crescente por tornar o aprendizado mais virtual, o Laboratório de Pesquisa da Faculdade de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA) do campus do município de Cametá, nordeste paraense, desenvolveu um aplicativo para ajudar estudantes do ensino médio com conteúdo de Química, Física e Matemática pré-vestibular. O grupo é coordenado pelo professor de Sistemas de Informação Fabrício Farias e conta com 13 bolsistas da faculdade que desenvolveram o software. “Percebemos que há uma carência do ensino de base dessas disciplinas, principalmente no interior do Estado.”

Batizado de Exatas, o aplicativo foi lançado em 2015 e hoje está em sua terceira versão, disponível gratuitamente na Play Store do Google. Funciona em aparelhos com sistema Android. Ele possui cerca de 500 exercícios e ainda 130 videoaulas, que explicam todo o conteúdo do ensino médio das três disciplinas.

(Alice Martins Morais)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias