plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hemopa completamente vazio após mais um fim de semana das férias

Cadeiras completamente vazias. Essa foi a realidade da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) na manhã desta segunda-feira (24), após o penúltimo final de semana das férias de julho. O registro foi feito pelo funcionário e paciente

Cadeiras completamente vazias. Essa foi a realidade da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) na manhã desta segunda-feira (24), após o penúltimo final de semana das férias de julho.

O registro foi feito pelo funcionário e paciente do Hemopa Fábio Henrique, de 37 anos. Ele tem anemia falciforme, uma doença genética e hereditária caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice e endurecendo, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e oxigenação dos tecidos.

"Eu não penso só em mim, vejo a necessidade de todos. Há pessoas que precisam de sangue no momento de uma cirurgia, fora os acidentes de trânsito que podem ocorrer neste mês de julho, sem contar que o Hemopa fornece sangue para todos os hospitais do Estado", ressalta.

Redução de doadores e aumento da demanda

Na semana passada, o Hemopa emitiu um alerta afirmando enfrentar dificuldades com a evasão de candidatos à doação de sangue no mês de julho. Com a redução atingindo 50%, o Hemopa teme a interferência no atendimento integral à demanda da rede hospitalar, que tende a aumentar neste período.


DOE SANGUE

Os veranistas podem doar sangue em várias regiões do Estado. Na Região Metropolitana, além do hemocentro coordenador, em Batista Campos, e da Unidade Castanheira, tem hemocentro em Castanhal. Na região Nordeste, tem nos municípios de Abaetetuba e Capanema. Na Sudeste, em Marabá, Redenção e Tucuruí. Já na Sudoeste, em Altamira. E no Baixo Amazonas, em Santarém.

Para ter mais informações sobre o funcionamento dos hemocentros, basta entrar em contato com a ouvidoria do Hemopa, pelo número 0800 208 8118, de 8h às 18h.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias