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Transparência é tema de seminário na Controladoria Geral da União

Com o objetivo de estimular em profissionais da Contabilidade e na sociedade em geral a consciência da importância da comunicação transparente entre os cidadãos e as autoridades públicas, foi realizado ontem (21), em Belém, o Seminário Regional de Transpa

Com o objetivo de estimular em profissionais da Contabilidade e na sociedade em geral a consciência da importância da comunicação transparente entre os cidadãos e as autoridades públicas, foi realizado ontem (21), em Belém, o Seminário Regional de Transparência e Controle Social.

O Seminário faz parte de uma campanha nacional, composta por 10 eventos em vários Estados brasileiros, que foi iniciada em abril por uma parceira do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) com o Conselho Federal de contabilidade (CFC).

GESTÃO PÚBLICA

“Nosso principal intuito é disseminar a cultura da transparência e estimular a sociedade a buscar informações sobre a gestão pública para que ela possa exercer seu papel de controle social”, explica o vice-presidente de desenvolvimento operacional do CFC, Aécio Prado. Para o conselheiro, não existe momento mais oportuno para se falar de transparência e participação social no Brasil do que o atual. “Com a corrupção e o desvio de dinheiro público tão forte como estão, não há forma mais eficaz de se impedir ou diminuir essas práticas, se não através do controle social”, continua.

Infelizmente, segundo o vice-presidente, o brasileiro ainda não tem amplo conhecimento dos canais de informação a que ele tem direito, nem conscientização sobre a possibilidade de utilizá-los para acompanhar, exigir e participar da gestão pública. “Hoje todo órgão público precisa ter um portal de transparência na internet onde tem que publicar todos os seus atos”, destaca Prado.

OUVIDORIAS

O Seminário aconteceu no Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) e se iniciou com a palestra do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, que discorreu sobre o papel das ouvidorias na proteção dos usuários de serviços públicos.

“As ouvidorias são o canal de entrada entre o cidadão e o Estado Brasileiro. São elas que vão auxiliar o cidadão a resolver os problemas e a conseguir influenciar nas ações dos agentes públicos”, esclarece Waller. O ouvidor-geral destacou ainda a importância da parceria com o CFC, pois acredita que os contadores são peças chaves na disseminação da prática, uma vez que podem se movimentar para garantir que os órgãos em que trabalham se preocupem com o acesso às informações. “A conscientização sobre esse assunto, tanto de profissionais quanto de cidadãos, é fundamental para se empoderar a cidadania brasileira”, comenta Waller. Para ele, é função do serviço público agir em benefício da sociedade e, portanto, o Estado não pode pensar sozinho nas políticas públicas.

(Arthur Medeiros/ Diário do Pará)

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