plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Operação “Verão Seguro 2017”: afogamentos e acidentes com linhas de pipas aumentam

O balanço preliminar da operação “Verão 2017” divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) alerta para os altos índices de princípios de afogamento”, relativo à primeira quinzena do veraneio. Segundo o órgão, o comparativo entre as pr

O balanço preliminar da operação “Verão 2017” divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) alerta para os altos índices de princípios de afogamento”, relativo à primeira quinzena do veraneio.

Segundo o órgão, o comparativo entre as primeiras quinzenas de 2016 e de 2017 mostra um aumento de 39% das ocorrências, de 76 para 106.

Os afogamentos fatais subiram para três este ano, enquanto que no ano passado houve apenas um registro. Os acidentes com animais marinhos quase dobraram, passando de 182 para 328 casos.

As lesões causadas por linhas enceradas de pipas também foram expressivas este ano, saltando para 29 acidentes, contra apenas um registrado em 2016.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Pará houve um aumento de 36% no número de atendimentos gerais, subindo de 877 para 1.194, em relação ao comparativo das quinzenas de 2016 e de 2017.

BALANÇO POSITIVO NAS ESTRADAS

Se nas praias os números não foram positivos, nas estradas houve uma queda de 86% nos registros de acidentes automobilísticos sem óbito, se comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a Segup, em 2016 foram 14, contra dois registrados no mesmo período deste ano.

Dados do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) contabilizaram 11 acidentes sem vítimas, contra 19, uma redução de 57% em relação ao mesmo período de 2016. Foram aplicadas 4.610 notificações e 500 veículos removidos aos Parques de Retenção do órgão.

Segundo o Detran, as autuações por embriaguez ao volante resultaram em 90 prisões e 317 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas.

O balanço aponta ainda, apenas dois acidentes com vítimas fatais, um no município de Capanema, no nordeste paraense e o segundo em Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas.

A operação “Verão 2017” abrange municípios e distritos do Estado que recebem o maior número de visitantes e turistas no veraneio, como Alenquer, Altamira, Barcarena, Bragança, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá e Tucuruí e os distritos de Mosqueiro, Marudá e Outeiro.

Segundo o balanço, de 30 de junho a 17 de julho, a Polícia Militar realizou em todo o Pará 3.381 operações e 2.340 atendimentos, que resultaram em 741 prisões e apreensões. Ainda no período, foram apreendidas 10,9 gramas de entorpecentes, 55 armas de fogo e 46 armas brancas.

Já a Polícia Civil registrou 1.793 boletins de ocorrência e efetuou 317 procedimentos, entre prisões em flagrante, inquéritos e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Além disso, foram cumpridos 12 mandados de prisão de pessoas que estavam na condição de foragidas da Justiça.

Nos três primeiros finais de semana de julho, o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” realizou 95% das perícias requeridas durante a operação, sendo a constatação de drogas a atividade mais demandada, seguida da perícia veicular.

Também durante o período, a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) realizou revistas rotineiras dos presos e dos detentos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias