plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Vizinhos diminuem exigências para encerrar embargo ao Qatar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Vizinhos do Qatar reduziram suas demandas para restabelecer as relações políticas e comerciais com o país, melhorando as perspectivas para solucionar a crise diplomática no Golfo. Representantes de Arábia Saudita, Emirados Ár

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Vizinhos do Qatar reduziram suas demandas para restabelecer as relações políticas e comerciais com o país, melhorando as perspectivas para solucionar a crise diplomática no Golfo. Representantes de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito disseram nesta quarta-feira (19) a repórteres na ONU (Organização das Nações Unidas) que seus países abriram mão da lista inicial de 13 exigências apresentadas ao Qatar para encerrar o embargo regional imposto em junho. Essa lista, rechaçada pelo Qatar, incluía exigências como o encerramento da emissora qatariana Al Jazeera, o fechamento de uma base mantida pela Turquia no país e o corte de relações com o Irã, rival regional da Arábia Saudita. Agora, os países que lideram o boicote apresentam uma lista menor, de seis exigências, que se concentram em torno de compromissos para cortar o financiamento a organizações terroristas como o Estado Islâmico, a Al Qaeda e a milícia xiita libanesa Hizbullah. O embaixador saudita na ONU, Abdallah al-Mouallimi, afirmou que as novas exigências foram acordadas em um encontro dos chanceleres da região em 5 de julho e que elas "devem ser de fácil aceitação para o Qatar". O país ainda não se manifestou sobre as novas exigências. O Qatar nega apoiar extremistas e diz que o boicote é uma tentativa de cercear a independência de sua política externa. Os Estados Unidos, aliados tanto dos dois lados na disputa, adotaram um discurso contraditório face à crise. Enquanto o presidente Donald Trump expressou apoio ao boicote e reiterou o discurso de que o Qatar apoia o terrorismo, o secretário de Estado, Rex Tillerson, buscou mediar a situação e disse que a lista inicial de exigências ao Qatar era pouco realista e factível. Na semana passada, Tillerson se reuniu com o chanceler do Qatar, Mohammed al-Thani, e anunciou um acordo bilateral para o combate ao terrorismo. Desde o início do boicote, o Qatar precisou recorrer a importações de outros países para abastecer sua população de 2,3 milhões de pessoas. O Qatar é o maior produtor de gás natural do mundo e irá sediar a Copa do Mundo de 2022.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias