plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

7 dicas para chegar ao fim das férias com as contas em dia. Confira!

Ainda tem pelo menos duas semanas para aproveitar as férias escolares, viajar, fugir da rotina, se divertir. Mas é preciso ficar atento para não se deixar levar pela empolgação e começar o segundo semestre “no vermelho”. Afinal de contas, a segunda metade

Ainda tem pelo menos duas semanas para aproveitar as férias escolares, viajar, fugir da rotina, se divertir. Mas é preciso ficar atento para não se deixar levar pela empolgação e começar o segundo semestre “no vermelho”. Afinal de contas, a segunda metade do ano já traz alguns compromissos, como retorno às aulas, comemorações e outras dívidas.

Antes de aproveitar qualquer dia fora de casa, o primeiro passo é saber quanto se tem disponível para gastar sem comprometer o orçamento futuro. Qual o saldo na conta bancária, se há economias guardadas em casa e qual valor do cartão de crédito pode ser utilizado.

O destino, quem vai e quantos dias serão gastos nesse passeio também devem entrar no planejamento. “A tendência é quanto mais longe a pessoa for, mais dias ela vai querer passar fora de casa. O inverso também é verdadeiro. E isso implica em gastos”, diz o economista Edson Borges.



IMPREVISTOS

Além dos gastos previsíveis, que inclui transporte, alimentação, estadia, passeios e pequenas compras, o especialista ressalta que devem estrar na lista os “imprevistos previsíveis”, que são aqueles gastos com a saúde, por exemplo. “Se a família possui plano de saúde, deve verificar se para onde vai existe hospital que atenda o convênio. Se não houver a cobertura ou não tiver o plano, é preciso reservar uma quantia para a saúde”, detalha Edson.

Com o planejamento feito, é hora de fazer o cálculo e saber se o custo do passeio cabe no saldo disponível. Ao contrário do que muitos estão acostumados, para manter uma vida financeira saudável, é necessário fazer o cálculo do quanto vai precisar e depois gastar. “E não gastar e depois correr para pagar”, orienta o economista.


DÍVIDAS

Ainda segundo ele, quem tiver com dívidas, desempregado, inadimplente com plano de saúde ou escola dos filhos, a melhor opção é cancelar os passeios distantes, com custos altos e aproveitar pontos turísticos da cidade, passeios ao ar livre ou mesmo programações em casa.

“Tudo vai depender do poder aquisitivo de cada um. Mas, se levar em consideração o planejamento, definir e respeitar os limites e não se exceder com gastos desnecessários, as férias serão gratificantes, alegres e sem dor de cabeça”, alerta.

(Michelle Daniel/Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias