plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Trabalhadores rurais denunciam ataque a acampamento em Marabá

Lideranças do Movimento Sem Terra (MST) no Pará denunciam um ataque realizado por pistoleiros contra um acampamento de trabalhadores rurais na fazenda Santa Tereza, no município de Marabá, no sudeste paraense, no início da tarde deste domingo (16). Os tir

Lideranças do Movimento Sem Terra (MST) no Pará denunciam um ataque realizado por pistoleiros contra um acampamento de trabalhadores rurais na fazenda Santa Tereza, no município de Marabá, no sudeste paraense, no início da tarde deste domingo (16). Os tiros teriam sido disparados contra as famílias que residem na área, de acordo com o MST.

Segundo Ulisses Manaças, da Coordenação Nacional do MST, o ataque ocorreu por volta das 13h, quando pistoleiros chegaram em duas caminhonetes. Os ocupantes de uma das caminhonetes invadiram o acampamento atirando na direção das barracas, enquanto os ocupantes do outro veículo bloqueavam a estrada principal da fazenda, impedindo que as famílias entrassem ou saíssem.

Além disso, os pistoleiros atearam fogo ao redor do acampamento, o que provocou pânico dos trabalhadores rurais, inclusive, mulheres e crianças. Até o final da tarde, não havia registro de feridos.

Área de conflito

O acampamento Hugo Chavez existe há pelo menos cinco anos, segundo Ulisses, e abriga cerca de 320 famílias.

No entanto, a disputa por terras na região tem provocado diversas situações de ameaça e intimidação por parte de pistoleiros.

"Já registramos incêndio nas roças das famílias. Ali existem diversas lideranças ameaçadas de morte. Aquela área é uma terra pública que foi grilada por fazendeiros da região", afirma o representante do MST.

Existe um processo junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Instituto de Terras do Pará (Iterpa), segundo Ulisses, para regularização da área, o que transformaria o acampamento em um assentamento de fato.

Denúncias e medo

O clima de tensão vivido pelas famílias do acampamento fez com que representantes do MST reunissem, no último dia 27 de abril, com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Jeannot Jansen, para que realizassem uma denúncia formal sobre o caso.

"Nós formalizamos uma denúncia desses acontecimentos e das ameaças de morte. O secretário disse que tomaria as providências e até agora não resolveu nada. Temos um aumento vertiginoso de assassinatos e perseguições. Isso é uma responsabilidade do Estado, está tudo denunciado e protocolado", revela Ulisses.

Após o incidente deste domingo (16), as lideranças do MST entraram em contato com a Defensoria Pública Agrária no Pará e com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA).

Os representantes dos trabalhadores rurais querem que as entidades sociais representativas auxiliem no diálogo junto aos órgãos de segurança, para que agentes das polícias Civil e Militar garantam a segurança das famílias que vivem nos acampamentos.

POSICIONAMENTO

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup) afirmou que "desde o dia do registro do fato, coleta informações preliminares sobre o caso. Até ontem, tanto o proprietário da área quanto representantes do acampamento não haviam registrado qualquer boletim de ocorrência. Contudo, na manhã de hoje, o proprietário da fazenda esteve na Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (DECA) e lá fez o registro de um incêndio em área de pasto da fazenda, ocorrido no último domingo, supostamente provocado por trabalhadores sem-terra do acampamento Hugo Chaves".

"Amanhã (18), equipes de policiais da DECA, juntamente com representante da Ouvidoria Agrária e servidores do Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves', de Marabá, estarão na fazenda realizando um trabalho de perícia de local e o início das investigações. A DECA foi a responsável pela requisição da perícia de local", concluiu a nota.

(DOL)
Desde o dia do registro do fato, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social coleta informações preliminares sobre o caso. Até ontem, tanto o proprietário da área quanto representantes do acampamento não haviam registrado qualquer boletim de ocorrência. Contudo, na manhã de hoje, o proprietário da fazenda esteve na Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (DECA) e lá fez o registro de um incêndio em área de pasto da fazenda, ocorrido no último domingo, supostamente provocado por trabalhadores sem-terra do acampamento Hugo Chaves. Amanhã (18), equipes de policiais da DECA, juntamente com representante da Ouvidoria Agrária e servidores do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", de Marabá, estarão na fazenda realizando um trabalho de perícia de local e o início das investigações. A DECA foi a responsável pela requisição da perícia de local.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias