plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Mestre Jaci e Os Caçulas da Vila mostram carimbó de raiz

 Mestre Jaci comanda a roda de carimbó hoje (Foto: Divulgação) Mestre Jaci é contemporâneo de Mestre Verequete. Filho de pescador, pescador é, e é da vida passada em boa parte às margens da ilha de Caratateua, também conhecida como Outeiro, que vem a i

Mestre Jaci comanda a roda de carimbó hoje (Foto: Divulgação)

Mestre Jaci é contemporâneo de Mestre Verequete. Filho de pescador, pescador é, e é da vida passada em boa parte às margens da ilha de Caratateua, também conhecida como Outeiro, que vem a inspiração de sua arte. É Mestre Jaci quem dá ritmo e poesia ao grupo de carimbó Os Caçulas da Vila, que se apresenta hojeno Espaço Cultural Apoena, a partir das 22h. Haverá ainda participação do grupo Cobra Venenosa.

A poética de Jaci é uma viajem pela Baía do Guajará e seus braços de rios que lhe abastecem, visto da perspectiva de um pescador urbano que passou a vida entre o rio e o asfalto. A dura realidade de quem vive a depender dos rios, a devoção aos santos padroeiros, as praias e ilhas encantadas e a charmosa Vila de Icoaraci ganham ritmo nas composições desse poeta.

Mestre Jaci foi o primeiro vocalista do grupo Irmãos Coragem, liderado por seu tio Dodó, e aos 64 anos mantém pulsante sua paixão pelo carimbó de raiz, responsável pelos 17 anos de estrada d’Os Caçulas da Vila, um dos grupos mais tradicionais em atuação em Icoaraci. Foi com Os Caçulas da Vila que Mestre Jaci trouxe à tona mestres que vinham sendo esquecidos. Mestre Coutinho e Mestre Saraiva (em memória) - antigos integrantes do conjunto Uirapuru do Mestre Verequete -, Mestre Bené (em memória), mestre Thomaz (Os Africanos de Icoaraci) são alguns nomes que voltam à cena, com suas composições colocadas de novo na roda, graças a Jaci.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias