plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará ganha destaque na safra de 2017 em cacau, pimenta do reino, mandioca e abacaxi

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a previsão da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, no Brasil, que totalizou 240,3 milhões de toneladas, 30,1% superior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a previsão da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, no Brasil, que totalizou 240,3 milhões de toneladas, 30,1% superior a 2016 , equivalente a 184,7 milhões de toneladas. O Pará ganhou destaque para a previsão de safra de 2017 com o cacau, pimenta do reino, mandioca e abacaxi.

Cacau

Sendo matéria prima do chocolate, o cacau tem previsão de produção de 116 mil toneladas, quantidade que representa 49% da produção brasileira. O Pará ocupa a 1ª posição nacional de produção do produto, e está à frente da Bahia, que é o 2º colocado, e tem previsão de produção de 105 mil toneladas neste ano.

Pimenta do Reino

Tempero bastante utilizado nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, entre outros usos, a pimenta do reino tem previsão de safra de 35 mil toneladas, representando 45% da produção brasileira, e ocupa a 2ª posição nacional no ranking. O 1º colocado é o Espírito Santo com 36,9 mil toneladas.

Mandioca

Usada em muitos pratos da gastronomia paraense, a mandioca tem previsão de safra para 2017 de 4,19 milhões de toneladas, representando cerca de 21% da produção de mandioca em todo o Brasil. No ranking nacional está como o maior produtor nacional desse produto.

Abacaxi

O abacaxi, no Pará, tem previsão de safra de 223 mil toneladas para este ano, quantidade que representa 14% da produção de abacaxi no Brasil. No ranking nacional a fruta ocupa o lugar do 3º produtor nacional desse produto. Paraíba e Minas Gerais ocupam a 1ª e 2ª posição respectivamente com previsão de produção de 279 mil toneladas para aquele e 236 mil toneladas para esse.

(Com informações do IBGE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias