plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Novo Fies vai beneficiar 50 mil no Pará

Mais de 50 mil estudantes paraenses que não conseguem pagar por um curso superior serão beneficiados de imediato pelas novas regras anunciadas pelo governo federal para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A principal novidade para a população do P

Mais de 50 mil estudantes paraenses que não conseguem pagar por um curso superior serão beneficiados de imediato pelas novas regras anunciadas pelo governo federal para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A principal novidade para a população do Pará e de todo o Norte é a criação de uma linha de crédito inédita por meio dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, cuja gestão cabe ao Ministério da Integração Nacional, que tem o paraense Helder Barbalho no comando.

O novo Fies vai ampliar a participação de famílias de baixa renda – passa de até 3 salários mínimos para até 5 salários mínimos. Das 310 mil vagas ofertadas a partir de 2018, 100 mil serão financiadas com juros zero – ou seja, o estudante pagará apenas o valor financiado, sem incidir juros. Esta modalidade será aberta para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Com foco no desenvolvimento regional, a Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do MInt vai disponibilizar recursos para atender a mais de 310 mil jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO) estão entre os principais instrumentos de promoção do desenvolvimento econômico e social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

OBJETIVO

A principal finalidade desses fundos é assegurar recursos para a realização de investimentos nas áreas de atuação das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco) em infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas.

Não há risco de faltar recursos para apoiar os futuros projetos de desenvolvimento para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, já que a programação financeira para os próximos quatro anos é mais do que suficiente para fazer frente às demandas por financiamentos.

A secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Regional, Cilene Dorea, explica que os Fundos Constitucionais são um dos instrumentos de indução de desenvolvimento mais importantes para as regiões carentes do Brasil e abrangem municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo ela, essa relevância pode ser mensurada pelo fato de que esses fundos, cuja gestão é do Ministério da Integração Nacional, são os únicos instituídos pela própria Constituição Federal.

“A decisão do Ministério da Integração Nacional em compartilhar os recursos dos Fundos Regionais com o setor da educação foi bastante desafiadora, mas muito madura. Afinal, é difícil pensar numa sociedade desenvolvida sem passar pela educação”, comemora Cilene.

(Luiza Mello/ De Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias