plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ameaçado em Pau D'Arco, camponês é assassinado

Pouco mais de 40 dias após o massacre que vitimou 10 trabalhadores rurais na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D'Arco  um líder camponês do acampamento palco da chacina foi assassinado a tiros na noite da última sexta-feira (7). Segundo a ONG (organização não

Pouco mais de 40 dias após o massacre que vitimou 10 trabalhadores rurais na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D'Arco um líder camponês do acampamento palco da chacina foi assassinado a tiros na noite da última sexta-feira (7).

Segundo a ONG (organização não governamental) Justiça Global, a vítima foi um trabalhador rural chamado Rosenildo, mas que era conhecido pelo apelido de "Negão". Ele foi morto com três tiros na cabeça por volta das 22h. O crime aconteceu na cidade Rio Maria, a 61 km de Pau D'Arco, para onde a vítima tinha fugido nessa sexta após suspeitar de movimentações estranhas.

VEJA AS IMAGENS

Na última quinta-feira (06), ele já teria sido procurado por pessoas estranhas, que talvez tenham ligação com sua morte. O líder era integrante da Liga de Camponeses Pobres, entidade que assiste o acampamento.

Rosenildo integrava o grupo de trabalhadores rurais que decidiu novamente acampar na fazenda dias após o massacre para cobrar reforma agrária da área. Ele não estava no grupo de presentes no dia da ação policial que resultou em 10 mortes e dois feridos.

Ainda de acordo com a ONG Justiça Global, ele e outras três lideranças do acampamento estavam marcadas para morrer. Depois de receber a informação de que estava ameaçado, Rosenildo foi à cidade de Rio Maria, onde iria passar o fim de semana. Ele iria se reunir com a Liga dos Camponeses Pobres para definir medidas que iriam tomar de segurança.

Por causa do crime, organizações e movimentos de direitos humanos estão novamente se mobilizando para cobrar uma ação urgente do Estado para resolver o conflito agrário.

A chacina

Em 24 de maio, dez trabalhadores rurais foram assassinados por policiais militares na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D'Arco. A chacina só perde para o episódio que ficou conhecido como Massacre de Eldorado de Carajás, em 17 de abril de 1996, onde 19 trabalhadores sem-terras morreram em confronto com a policia.

Na última semana, a Polícia Federal começou a reconstituição dos caso, para tentar comprovar se houve um ataque e execuções cometidas pelos policiais ou se houve confronto entre eles e os trabalhadores.

Saiba mais:

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias