plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Não perca a coluna de Gerson Nogueira de domingo

Frustração e cobrança  A estreia de Marquinhos Santos não foi ruim, mas o resultado foi terrível para o Papão. Um dos mandamentos dos campeonatos de pontos corridos ensina que jogos em casa não podem ser desperdiçados. Até agora, foram três tropeços como

Frustração e cobrança

A estreia de Marquinhos Santos não foi ruim, mas o resultado foi terrível para o Papão. Um dos mandamentos dos campeonatos de pontos corridos ensina que jogos em casa não podem ser desperdiçados. Até agora, foram três tropeços como anfitrião, representando a perda de sete pontos. Aliás, foi também o 7º jogo consecutivo sem vitória, marca preocupante numa competição que não perdoa os que demoram a reagir.

Quanto a Marquinhos, a atuação do Papão em boa parte do jogo de sexta-feira atestou que ele soube armar o time com o que há de melhor no elenco. Não podia fazer muito, após quatro dias no comando.

Acertou ao optar por um meio-campo de pegada leve e rápida, que só não funcionou melhor porque Jonathan às vezes embolava com Diogo Oliveira, mas a presença sempre marcante de Rodrigo Andrade tornou a saída mais dinâmica do que em partidas anteriores.

Apesar do gol marcado logo aos 9 minutos, as coisas só não foram mais tranquilas para o Papão pela quantidade de erros de finalização. Em certos momentos, o time parecia ansioso demais, querendo resolver tudo de uma vez só, o que, obviamente, não resultava em nada.

Ainda assim, depois do gol de Bergson, surgiram vários momentos propícios à ampliação do placar. Ayrton, Marcão e Bergson tiveram boas chances, mas falhavam sempre no último toque.

O 2º tempo começou com o Luverdense fazendo o jogo habitual de troca de passes no meio e avanços pelos lados, principalmente em cima do lateral Jean. A insistência, porém, não ocasionava lances de maior perigo.

Enquanto isso, novas oportunidades foram criadas por Rodrigo, Bergson e Diogo Oliveira, que mandou a bola no travessão aos 13’. A cada gol perdido, o Papão permitia ao LEC aumentar a dose de confiança no empate.

O problema de enfrentar uma equipe que sabe valorizar a posse de bola é que não pode haver nenhuma desatenção. E o cochilo foi se desenhando gradualmente, com seguidas investidas de Sérgio Mota pela esquerda e Ratão pela direita, jogadores que entraram no início da segunda etapa.

Marquinhos, ainda inseguro quanto às características dos jogadores, custou a mexer no time, retardando principalmente a substituição mais óbvia: trocar Diogo (ou Bergson) por Wellinton Jr., a fim de aproveitar as subidas do LEC. Isso só foi ocorrer aos 40 minutos.

Um pecado que acabaria sendo duramente punido aos 44 minutos, quando Rafael Silva recebeu livre dentro da área e chutou para empatar o jogo.

Empate em casa é sempre motivo de lamentação, mas a coisa piora ainda mais quando acontece no finalzinho do jogo. O gostinho de derrota contagiou o torcedor, que voltou suas baterias – pela primeira vez – contra a diretoria, cobrando um time melhor e com mais atitude.

Bola na Torre

O técnico Marquinhos Santos (PSC) é o convidado do programa. Giuseppe Tommaso apresenta a atração, a partir das 21h, na RBATV, com participação deste escriba de Baião.

O adeus de um bravo militante da democracia

Paulo Nogueira (não era meu parente), um dos mais combativos jornalistas brasileiros, morreu na sexta-feira, depois de bons serviços prestados ao ofício da informação e, por tabela, à democracia. Criou, com o seu Diário do Centro do Mundo, poderosa trincheira alternativa ao noticiário da grande imprensa. Especializou-se em noticiar e analisar fatos com um olhar mais afinado com a realidade e sem medo da verdade.

Pelo desassombro e pela crítica de alto coturno, deixa um vazio difícil de preencher num momento de grandes incertezas na vida brasileira.

A coluna de hoje é dedicada à sua memória.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias