plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Agro Fest Milho movimenta economia de Ulianópolis

O mês de junho está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de encontrar uma festa para aproveitar a culinária junina regada a muito milho. No município de Ulianópolis, no sudeste paraense, o cereal é estrela do Agro Fest Milho, que chega à sua 16º edição e j

O mês de junho está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de encontrar uma festa para aproveitar a culinária junina regada a muito milho. No município de Ulianópolis, no sudeste paraense, o cereal é estrela do Agro Fest Milho, que chega à sua 16º edição e já é considerada a maior feira de agronegócio aberta ao público no Estado. A feira iniciou no último dia 24 e vai até o dia 2 de julho. Durante os 9 dias de evento, a população de Ulianópolis e municípios vizinhos contam com uma vasta programação cultural ofertada gratuitamente na Praça central da cidade.

Hoje Ulianópolis produz anualmente 38 mil toneladas de milho, um número significativo para um município com cerca de 55 mil habitantes, onde 2 mil famílias ainda vivem da agricultura familiar.

O secretário de Agricultura do município, Geraldino Ferreira, diz que a Agro Fest Milho aquece o comércio local, que é um dos principais setores que movimentam a economia do município. “Ulianópolis é movida, basicamente, pela agricultura, agropecuária e comércio; e é durante o mês de junho que o comércio cresce mais. As pessoas esperam o Agro Fest Milho com uma expectativa muito grande”, diz o secretário.

Dona Maragarida da Silva, de 62 anos, tem um pequeno restaurante no município há 7 anos, e desde então participa do Agro Fest Milho com uma barraca na praça. Para ela,a festa faz toda a diferença para a renda da família. “O sustento da minha família vem do meu restaurante, mas com a feira eu consigo ganhar um dinheiro extra, e dinheiro extra é muito bom”, argumenta a pequena empresária.

O evento é coordenado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do município e é organizado pela empresa Olho de Boto. Para prefeita do município, Neusa Pinheiro, a Agro Fest Milho “é mais uma oportunidade para mostrar todo potencial econômico de Ulianóplis”.

Apesar do cultivo do milho continuar crescendo na região, ainda é a soja que tem se mostrado mais lucrativa e ganhado espaço nas terras de pequenos e grandes produtores, colocando Ulianópolis no ranking dos maiores produtores de soja do Estado, ficando atrás apenas de Paragominas.

Serviço:

16º Agro Fest Milho de Ulianópolis

Data: de 24 de junho a 2 de julho

Local: aberto ao público na praça central de Ulianòpolis

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias