plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Pamonha de Saquinho

Na infância quando morava em Carmo do Rio Claro – MG, lembro de ir colher os milhos junto com as crianças da rua para que fosse feito o mutirão da pamonha, as mulheres do bairro se reunião em uma casa e cada uma ajudava um pouco no processo, as crianças

Na infância quando morava em Carmo do Rio Claro – MG, lembro de ir colher os milhos junto com as crianças da rua para que fosse feito o mutirão da pamonha, as mulheres do bairro se reunião em uma casa e cada uma ajudava um pouco no processo, as crianças eram encarregadas de colher o milho e de tirar as palhas, e lembro que essa era uma época super divertida e esperada, afinal logo na sequencia vinha a festa junina na rua onde todo mundo levava um prato tipico para fazer a festa acontecer. Então sempre que posso e encontro alguém vendendo pamonha na rua eu corro para comprar, e como eu sei que muitas pessoas gostam de botar a mão na massa, resolvi mostrar uma receita de Pamonha no Saquinho de Liquidificador que é fácil e pode matar sua vontade de pamonha.

Pamonha de Saquinho
Autor:
Tipo da Receita: Sobremesa
Nivel: Médio
Rendimento: +ou- 6un.
Ingredientes
  • 1kg de Milho Congelado
  • 500ml de Leite
  • 5 Colheres (sopa) de Amido de Milho (Maisena)
  • 2 Colheres (sopa) de Manteiga (derretida)
  • 1 Pitada de Sal
  • 1 xícara (chá) de Açúcar
  • Papel Aluminio
  • Saquinho Transparente de Alimentos
Instruções
  1. Coloque no seu processador, liquidificador ou mixer o milho descongelado, leite e bata bem até que fique micro pedaços de milho, esse processo pode levar uns 5 minutos ou mais, tudo depende do seu equipamento, quanto mais bater, mais polpa você vai retirar.
  2. Coloque o conteúdo em uma peneira ou um pano limpo e aperte bem para tirar todo o suco, sobrando só o bagaço.
  3. Misture no “suco de milho” o açúcar, amido de milho, sal, manteiga.
  4. Devolva um pouco do bagaço para o “suco do milho” certe de 2 punhados, ou mais de preferir.
  5. Coloque em saquinhos plásticos culinários ou em pacotes de papel alumino como mostrado no video e feche bem.
  6. Coloque uma panela com bastante água no fogo, junte os saquinho amarrados e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que a pamonha esteja firme ao toque.
  7. Leve para gelar por 2 horas antes de servir.
Observações
Saquinho: Você precisa usar saquinhos resistente que possam ir ao freezer e microondas, assim sabemos que ele vai aguentar a temperatura, mas eu ainda recomento fazer 2 camada de saquinho, para não ter perigo de rasgar. Outra coisa importante é cortar o excesso para que não fique pegando nas bordas da panela e derreta.Papel Aluminio: Precisa fazer um pacote bem fechado com umas 5 voltas de dobradura nas bordas, e ainda assim recomento colocar o pacote dentro do saquinho para que não tenha perigo de entrar água.Saquinho Zip: Outra alternativa é usar esses saquinhos com fechamento hermético. Caixa de Creme de Leite: Mais uma opção é usar caixinhas de creme de leite / leite condensado, mas você vai precisar arrumar uma forma de fechar bem a abertura para que não vaze e depois embrulhe em 5 voltar de papel alumínio antes por para cozinhar.Amido de Milho: Se você usar espigas bem amarelas não vai precisar do amido extra, mas se usar o milho mais branco ou congelado como eu usei ai vai precisar, pois ele não endurece tão fácil sem essa adição. Mas não se preocupe não vai ter sabor de amido, pois ele será cozido junto com o milho no pacote.Conservação: Consuma no máximo em 5 dias mantendo ele sempre na geladeira, com a adição de amido eu não recomendo o congelamento ou ao descongelar pode ter uma textura arenosa. IMPORTANTE: Assim que perceber que sua pamonha ficou firme retire da água, não deixe muito tempo parado, pois corre o período de desandar e até entrar água e acabar com a pamonha mole novamente. Aqui em casa tivemos algumas que cozinharam em 30 minutos outras que levaram mais tempo, isso acontece por conta do tamanho irregular e também a distribuição de amido pode ser diferente para cada pacote, mas fique de olho e confie no toque! Ficou firme tá pronto.

Fonte: Receitas de Minuto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias