plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

"Compre no seu bairro" apresenta empreendedores

Você já reparou na quantidade de pequenos negócios no seu bairro? Tem o salão de beleza da esquina, o barzinho que toda a vizinhança frequenta, o açougue que já é de confiança e a padaria que vende fiado para os conhecidos. Belém é uma cidade cheia desses

Você já reparou na quantidade de pequenos negócios no seu bairro? Tem o salão de beleza da esquina, o barzinho que toda a vizinhança frequenta, o açougue que já é de confiança e a padaria que vende fiado para os conhecidos. Belém é uma cidade cheia desses estabelecimentos, cada um com suas peculiaridades e com histórias a contar. Para conhecer a história de vários empreendimentos locais da capital, o DIÁRIO traz, a partir de amanhã, a série Raio-X Pequenos Negócios “Compre no Seu Bairro”.

Assim, o DIÁRIO publicará, de 26 a 30 de junho, reportagens mostrando exemplos de pequenos negócios pelos bairros da Pedreira, Jurunas, Guamá, Umarizal e Terra Firme. Eles vão de lanchonetes, mercearias, pontos de venda de açaí a confecção de camisas. Tudo feito pelas mãos dos próprios donos e contando com a freguesia do bairro para construir história. Você vai aprender também o que é preciso para começar o seu empreendimento, a partir de orientações de especialistas e de quem está no mercado.

ECONOMIA

Os pequenos negócios têm grande importância para a economia local, pois desenvolve a área onde funciona e gera postos de trabalho para bastante gente (ver box). Quando você compra do próprio bairro, não apenas supre as necessidades pertinho de casa como apoia para manter esses comércios em pé. Por exemplo, se o fruteiro compra suas roupas na loja da vizinha e ela faz a feira na venda dele, ambos se auxiliam para manter o orçamento familiar em dia.

Os micro e pequenos empreendimentos também servem de impulso para vencer a crise econômica. Essa parcela da economia representa 99% do total de empresas do Brasil e criam 70% das novas vagas de emprego. Apenas de janeiro a abril deste ano, os pequenos negócios tiveram saldo positivo de 104,6 mil funcionários, enquanto médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo de 129,4 mil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Raio - x

A série Raio-X Pequenos Negócios “Compre no Seu Bairro” será publicada nas páginas do DIÁRIO DO PARÁ, no primeiro caderno, entre os dias 26 e 30 de junho. O projeto é patrocinado pelo Banco da Amazônia e o Sebrae.

(Alice Martins Morais)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias